ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Ora??o do Dia do Senhor
Palavra de deus todos os dias

Ora??o do Dia do Senhor

V do tempo comum
Mem?ria de Santa Escol?stica (480 ca. ? 547 ca.), irm? de S?o Bento. Com ela recordamos as eremitas, as freiras e as mulheres que seguem o Senhor.
Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Ora??o do Dia do Senhor
Domingo, 10 de Fevereiro

Homilia

?Deixaram tudo e seguiram Jesus?. Assim termina o Evangelho do quinto domingo do tempo comum. E, podemos dizer que este ? o verdadeiro ?milagre? da pesca no lago. Jesus revelava-Se como o primeiro pescador de homens. O Evangelho leva-nos para a margem do lago onde Jesus se encontra no meio da multid?o. Est? quase sitiado. Provavelmente ? uma imagem que pode parecer descomposta (?apertavam-se ao seu redor?, escreve o texto), mas ? linda. Finalmente aqueles homens e aquelas mulheres ?cansados e esgotados, como ovelhas sem pastor?, tinham encontrado um homem que sabia falar ? vida deles. Eram muitos os que acorriam e tentavam aproximar-se d?Ele, toc?-l?O, chegando a empurr?-l?O perigosamente para a ?gua. Jesus n?o seguiu o Seu caminho, como fez em Nazar?, nem Se afastou aborrecido. V? ali perto duas barcas ancoradas e pede para subir numa delas, a de Sim?o, pedindo-lhe para se afastar um pouco da margem. Da barca, come?a, portanto, a falar ? multid?o. A barca de Sim?o torna-se no p?lpito a partir do qual Jesus ensina a multid?o. Desta vez, o evangelista real?a o elemento do ensinamento, mais do que o seu conte?do, como acontecera ao inv?s, na sinagoga de Nazar?. Jesus Mestre (Christ?s did?skalos) ? o ?cone fulcral da vida crist?. Nos s?culos futuros esta imagem encher? as igrejas crist?s.
? s? depois da prega??o de Jesus que a ?barca de Pedro? pode ?fazer-se ao largo?, e adentrar-se nas ?guas mais profundas da vida. Com efeito, a for?a desta barca (bem como a de cada um dos componentes da sua tripula??o) nasce da ordem de Jesus. N?o importa se o comando ? humanamente inconceb?vel e estranho, como anota logo Pedro: ?Mestre, tent?mos a noite inteira e n?o pesc?mos nada?. O disc?pulo prossegue logo: ?Mas, em aten??o ? Tua palavra, vou lan?ar as redes?. A obedi?ncia ? Palavra de Jesus provoca uma pesca extraordin?ria: ?Assim fizeram (isto ?: tendo obedecido) apanharam tamanha quantidade de peixes?. Tamb?m o nosso mundo, o de hoje, marcado pelas ??guas profundas?, tal como amava dizer Paulo VI, necessita desta barca e de pescadores obedientes ao Evangelho. N?o h? d?vidas que os crentes (todos os crist?os, pequenos ou grandes que sejam), sobretudo hoje, devem reencontrar a f? de Pedro. N?o ? quest?o de se sentirem puros e sem mancha. Pedro, certamente n?o era imune ao pecado, antes pelo contr?rio, os Evangelhos mostram-no v?rias vezes fr?gil e trai?oeiro. Mas Pedro soube ajoelhar-se.
Este homem que o Evangelho nos mostra prostrado de joelhos diante de Jesus ? a imagem do verdadeiro crente, um exemplo para todos n?s. Pedro reconhece em Jesus o Kyrios, o verdadeiro Senhor da sua vida. Prostra-se diante d?Ele e exclama: ?Senhor, afasta-Te de mim, porque sou um pecador?. ? a ora??o de um pecador que encontra um Deus cheio de amor e de compaix?o, sobretudo para com os humildes e os pecadores. Na verdade, Deus nunca se afasta do pecador, antes pelo contr?rio, aproxima-se dele, chega at? mesmo a procur?-lo. Jesus, O enviado de Deus, n?o veio para Se circundar de justos, mas de culpados. N?o procurou os s?os, mas sim os doentes. A prece de Pedro ?, no entanto, verdadeira. As suas palavras expressam a sua verdade perante Deus mas, sobretudo, a sua necessidade de salva??o. Pedro de joelhos com essas palavras na boca ? a verdadeira imagem do homem religioso. J? Isa?as (? a primeira leitura da liturgia) tinha indicado esta atitude: ?Vi o Senhor assentado num trono alto e elevado... ent?o eu disse: estou perdido, sou homem de l?bios impuros? (Is 6, 5-8). Num mundo onde os homens criaram numerosos tronos diante dos quais n?o s? se ajoelham mas muitas vezes sacrificam at? a vida, ? necess?rio recuperar a estatura, a profundidade, a unicidade de Deus. Baloi?ados como somos nas ??guas profundas? deste nosso mundo, precisamos todos de reencontrar a f? de Pedro que nos faz ajoelhar perante Jesus. A n?s, pobres homens e pobres mulheres ?de l?bios impuros?, mas prostrados diante de Deus, ?-nos dito hoje, como a Pedro naquele dia: ?N?o tenham receio, de hoje em diante sereis pescadores de homens?. ?De hoje em diante?: a partir de hoje. Esse novo in?cio de Pedro, que ? tamb?m o de qualquer pessoa que esteja ao lado dele, ? o verdadeiro milagre que o mundo espera.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO