ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Ora??o da Santa Cruz
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Ora??o da Santa Cruz
Sexta-feira, 14 de Dezembro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres,
a liberta??o dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a liberta??o dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

Romanos 5,1-11

Portanto, uma vez que fomos justificados pela f?, estamos em paz com Deus por Nosso Senhor Jesus Cristo. Por Ele tivemos acesso, na f?, a esta gra?a na qual nos encontramos firmemente e nos gloriamos, na esperan?a da gl?ria de Deus. Mais ainda, gloriamo-nos tamb?m das tribula??es, sabendo que a tribula??o produz a paci?ncia, a paci?ncia a firmeza, e a firmeza a esperan?a. Ora a esperan?a n?o engana, porque o amor de Deus foi derramado nos nossos cora??es pelo Esp?rito Santo que nos foi dado. De facto, quando ainda ?ramos fracos ? que Cristo morreu pelos ?mpios. Dificilmente algu?m morrer? por um justo; por uma pessoa boa talvez algu?m se atreva a morrer. Mas ? assim que Deus demonstra o seu amor para connosco: quando ainda ?ramos pecadores ? que Cristo morreu por n?s. E agora que fomos justificados pelo seu sangue, com muito mais raz?o havemos de ser salvos da ira, por meio dele. Se, de facto, quando ?ramos inimigos de Deus, fomos reconciliados com Ele pela morte de seu Filho, com muito mais raz?o, uma vez reconciliados, havemos de ser salvos pela sua vida. Mais ainda, tamb?m nos gloriamos em Deus, por Nosso Senhor Jesus Cristo, por quem agora recebemos a reconcilia??o.

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, fa?a-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

No in?cio dos quatro cap?tulos centrais da Ep?stola (5-8), o ap?stolo exorta a comunidade de Roma a aperceber-se e a alegrar-se da salva??o recebida e a considerar que, gra?as a ela, somos chamados a viver o Evangelho. ? esta a paz que os disc?pulos receberam por meio de Jesus Cristo. Trata-se daquela paz baseada sobre Jesus e na Sua obra de salva??o que nem sequer as tribula??es nos podem tirar: ela, de facto, representa o auge do dom de Deus aos homens. Paulo expressa assim o mist?rio da paz que nos ? doada: ?Uma vez que o amor de Deus foi derramado em nossos cora??es pelo Esp?rito Santo?. Esta ? uma das afirma??es centrais do Novo Testamento. Deus pousou o Seu olhar sobre n?s e derramou nos nossos cora??es o Seu amor, n?o porque encontrou merecimentos particulares na nossa vida. Antes pelo contr?rio, precisamente porque ?ramos pecadores e, portanto, necessitados de salva??o, Ele, na Sua miseric?rdia infinita, mandou o Seu Filho que deu a Sua vida para nos resgatar do mal e da morte: ?De facto, quando ainda ?ramos fracos, Cristo, no momento oportuno, morreu pelos ?mpios?. E o ap?stolo explica o incr?vel e inimagin?vel amor de Deus por n?s: ?Dificilmente se encontra algu?m disposto a morrer em favor de um justo; talvez haja algu?m que tenha coragem de morrer por um homem de bem. Mas Deus demonstra o seu amor para connosco porque Cristo morreu por n?s quando ainda ?ramos pecadores?. Eis porque a nossa esperan?a ? s?lida. Ela n?o se fundamenta em n?s mesmos, nos nossos m?ritos ou nos nossos feitos particulares, mas no amor totalmente gratuito de Deus que foi derramado em abund?ncia nos nossos cora??es. A n?s ? pedido apenas que o acolhamos, guardemos e pratiquemos. O amor crescer? em n?s e ? nossa volta. Portanto, podemos dizer que a primeira e fundamental obra que devemos realizar ?, precisamente, a de acolher o amor de Deus em toda a vida e, sobretudo na ora??o perseverante. Trata-se de uma obra porque requer, como qualquer outra obra, aten??o, empenho, esfor?o, cortes, paix?o. Mas n?o podemos realiz?-la sozinhos: o Esp?rito reza connosco, ?intercede com gemidos inef?veis? (Rm 8, 26).

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO