ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Ora??o pela Igreja
Palavra de deus todos os dias

Ora??o pela Igreja

Mem?ria particular das comunidades crist?s na Europa e nas Am?ricas. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Ora??o pela Igreja
Quinta-feira, 24 de Janeiro

Mem?ria particular das comunidades crist?s na Europa e nas Am?ricas.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eu sou o Bom Pastor,
minha voz as ovelhas escutam,
E ser?o um s? rebanho e um s? Pastor.

Aleluia aleluia, aleluia

Romanos 9,1-33

? verdade o que vou dizer em Cristo; n?o minto, pois ? a minha consci?ncia que, pelo Esp?rito Santo, disto me d? testemunho: tenho uma grande tristeza e uma dor cont?nua no meu cora??o. Desejaria ser amaldi?oado, ser eu pr?prio separado de Cristo, pelo bem dos meus irm?os, os da minha ra?a, segundo a carne. Eles s?o os israelitas, a quem pertence a adop??o filial, a gl?ria, as alian?as, a lei, o culto, as promessas. A eles pertencem os patriarcas e ? deles que descende Cristo, segundo a carne. Deus que est? acima de todas as coisas, bendito seja Ele pelos s?culos! ?men. N?o ? que a palavra de Deus tenha falhado. O que acontece ? que nem todos os que descendem de Israel s?o Israel, como nem todos, por serem descendentes de Abra?o, s?o seus filhos.
N?o: S? os de Isaac ? que ser?o chamados a ser teus descendentes.

O que significa que n?o s?o os filhos por via carnal que s?o filhos de Deus, mas s? os filhos devido ? promessa ? que s?o tidos em conta como descendentes. ? uma promessa, de facto, o que diz esta palavra: Voltarei por esta altura, e j? Sara ter? um filho. N?o foi s? com ela que isso aconteceu, mas tamb?m com Rebeca. Concebeu de um s? homem, o nosso pai Isaac; e ainda os filhos n?o tinham nascido, nem nada de bom ou de mau tinham feito - para que se mantenha claro que o des?gnio de Deus ? da sua livre escolha e est? dependente, n?o das obras, mas de Deus que chama - e j? lhe foi dito:
O mais velho ser? servo do mais novo,

de acordo com o que est? escrito:
Amei Jacob, mas n?o Esa?. Que havemos de concluir? Que h? injusti?a em Deus? De modo nenhum! ? a Mois?s que Ele o diz:
Usarei de miseric?rdia com quem me decido a ser misericordioso,
e terei compaix?o de quem me quero compadecer.

Portanto, isto n?o depende daquele que quer nem daquele que se esfor?a por alcan??-lo, mas de Deus que ? misericordioso. Assim, diz a Escritura ao Fara?: Exactamente para isto ? que Eu te fiz surgir: para mostrar em ti o meu poder e para que assim o meu nome seja proclamado em toda a terra. Portanto, Deus usa de miseric?rdia com quem quer e endurece quem Ele quer. Dir-me-?s ent?o: Nesse caso, de que me pode Ele repreender ainda? Sim, porque quem poderia resistir ? sua vontade? Quem ?s tu, homem, para entrares em contesta??o com Deus? Dir?, porventura, o que ? moldado ?quele que o molda: ?Porque me fizeste assim?? Ou n?o tem o oleiro poder sobre o barro para, da mesma massa, tanto fazer um vaso de luxo como um de uso vulgar? Ora, se Deus, na inten??o de mostrar a sua ira e manifestar o seu poder, suportou com tanta paci?ncia os vasos da ira, prontos para a perdi??o, e se Ele o fez tamb?m para manifestar a riqueza da sua gl?ria para com os vasos da miseric?rdia que de antem?o tinha preparado para a gl?ria? A estes, que somos n?s, chamou-os n?o s? de entre os judeus, mas tamb?m de entre os gentios. ? exactamente o que Ele diz no livro de Oseias:
?quele que n?o ? meu povo, hei-de chamar meu povo,
e minha amada, ?quela que n?o ? minha amada.

Precisamente no lugar onde lhes tinha sido dito: ?V?s n?o sois o meu povo?,
a? ser?o chamados filhos do Deus vivo.

Isa?as, por sua vez, exclama, a respeito de Israel: Ainda que o n?mero dos filhos de Israel fosse como a areia do mar, s? o resto se salvar?; pois ser? de um modo completo e restrito que o Senhor h?-de cumprir a sua palavra sobre a terra. ? ainda o que profetizou Isa?as:
Se o Senhor dos ex?rcitos n?o nos tivesse deixado uma descend?ncia,
ter?amos ficado como Sodoma,
ser?amos como Gomorra. Que diremos, portanto? Que os gentios, que n?o procuravam a justi?a, a alcan?aram, mas, claro, a justi?a que vem pela f?; Israel, ao contr?rio, que procurava uma lei que podia levar ? justi?a, n?o atingiu essa lei. Por que raz?o? Porque n?o foi pela f?, mas pelas obras, que a procuraram obter. Trope?aram na pedra de trope?o, conforme o que est? escrito:
Reparai que ponho em Si?o uma pedra de trope?o, uma rocha de esc?ndalo,
e s? quem nela acreditar n?o ficar? frustrado.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eu vos dou um mandamento novo:
amai-vos uns aos outros!

Aleluia aleluia, aleluia

Depois de ter falado da justi?a de Deus que salva, o que justifica aquele que acredita e o torna capaz de viver segundo o Esp?rito, o ap?stolo dirige agora a sua aten??o para o povo de Israel e para o mist?rio da sua hist?ria. Ele sente-se profundamente ligado ? hist?ria do povo que Deus escolheu desde Abra?o. E pergunta com profunda ang?stia o que ser? deste povo, uma vez que a salva??o depende da reden??o de Jesus Cristo e j? n?o da Lei. ? ?bvia a amargura que o ap?stolo sente porque os seus antigos irm?os na carne n?o chegam a desfrutar da nova alian?a estabelecida por Jesus: ?Tenho uma grande dor e um cont?nuo sofrimento no cora??o. Sim, eu gostaria de ser amaldi?oado e separado de Cristo em favor dos meus irm?os de ra?a e sangue. Eles s?o israelitas e possuem a adop??o filial, a gl?ria, as alian?as, a legisla??o, o culto e as promessas; deles s?o os patriarcas?. Ou melhor - acrescenta Paulo ? ?deles nasceu Cristo segundo a condi??o humana, o qual est? acima de tudo. Deus seja bendito para sempre?. O povo da primeira alian?a deixou-se surpreender - afirma - pela presun??o de possuir o favor de Deus atrav?s da Lei. E esta convic??o levou-os a trope?ar, precisamente, na ?pedra de trope?o?, isto ?, a n?o reconhecerem Jesus como Filho de Deus e Messias do Seu povo. No entanto - e aqui o ap?stolo toca o mist?rio da fidelidade de Deus - ?a Palavra de Deus nunca falhou?. O problema que o ap?stolo coloca refere-se a quem seja o verdadeiro Israel. E afirma que nem todos os descendentes de Israel podem ser considerados como tal. Para se ser amigo de Deus e herdeiros da promessa n?o basta a descend?ncia da carne e do sangue, mas ? necess?ria a ades?o do cora??o ao Evangelho de Cristo. S? a f?, isto ?, a livre e total ades?o do nosso cora??o a Deus ? que nos salva atrav?s de Jesus, ? que nos liberta da escravid?o da carne, para nos dar a possibilidade de participar na salva??o. Eis porque tamb?m os disc?pulos de Jesus devem ter cuidado para evitarem uma perten?a exterior, individualista e ritual, ? comunidade dos crentes. S? a f? marcada pelo amor ? que salva.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO