ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 21 de Maio


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

Actos dos Apóstolos 16,1-10

Paulo chegou em seguida a Derbe e, depois, a Listra.
Havia ali um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia crente e de pai grego,

que era muito estimado pelos irmãos de Listra e de Icónio.

Paulo resolveu levá-lo consigo e, tomando-o, circuncidou-o, por causa dos judeus existentes naquelas regiões, pois todos sabiam que o pai dele era grego.

Nas cidades por onde passavam, transmitiam e recomendavam aos irmãos que cumprissem as decisões tomadas pelos Apóstolos e pelos Anciãos de Jerusalém.

Dessa forma, as igrejas eram confirmadas na fé e cresciam em número, de dia para dia.

Paulo e Silas atravessaram a Frígia e o território da Galácia, pois o Espírito Santo impediu-os de anunciar a Palavra na Ásia.

Chegando à fronteira da Mísia, tentaram dirigir-se à Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu.

Atravessaram, então, a Mísia e desceram para Tróade. Ora, durante a noite, Paulo teve uma visão: um macedónio estava de pé diante dele e fazia-lhe este pedido: «Passa à Macedónia e vem ajudar-nos!» Logo que Paulo teve esta visão, procurámos partir para a Macedónia, persuadidos de que Deus nos chamava, para aí anunciar a Boa-Nova.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

O capítulo 16 dos Actos inicia com um encontro importante para Paulo, o encontro com Timóteo, um dos seus colaboradores mais fiéis. É filho de um casal misto, a mãe é judia convertida ao cristianismo e o pai não é judeu. Paulo, desejando que fosse seu colaborador, prefere circuncidá-lo para que pudesse ultrapassar qualquer tipo de impedimento por parte dos judeus. É um gesto de prudência pastoral para que a anunciação fosse mais eficaz. E, de facto, "as Igrejas fortaleciam-se na fé, e de dia para dia cresciam em número", como anota Lucas. Mas é sempre o Espírito que guia a missão. Com efeito, durante a noite, Paulo tem uma visão onde um macedónio lhe suplicava: "Vem à Macedónia e ajuda-nos!". Esta visão leva a que a Palavra de Deus ultrapasse os confins da Ásia e se abra à Europa. É uma "visão" que lhe abre o horizonte e faz com que ele "veja" as muitas pessoas que ainda necessitam de salvação. Certo, há no apóstolo uma contínua inquietude para anunciar o Evangelho a todos, mas é preciso estar aberto a novas visões que o próprio Espírito sugere. Podemos dizer que é o sentido da leitura dos "sinais dos tempos" de que falava o Papa João XXIII. Naquela noite, Paulo compreendeu que deveria ir além dos confins habituais. Tratava-se de entrar com ainda mais inteligência e profundidade nas necessidades dos homens e das mulheres do mundo da altura. O Evangelho deveria ser anunciado também na Europa. Acredito que aquele grito de ajuda persista ainda hoje: provém não só dos países da Europa de Leste, outrora oprimidos por detrás da cortina de ferro e hoje desiludidos e abandonados pela sociedade consumista, mas também da Europa opulenta: é a voz dos milhões de pobres abandonados e de ricos que perderam os valores sobre os quais durante muito tempo se fundava. As Igrejas cristãs europeias, como fez Paulo naquela noite, devem escutar o grito de socorro dos países pobres, daqueles oprimidos pela violência e pela guerra, em particular, dos povos do Sul do mundo. A passagem de Paulo do Oriente para o Ocidente, exorta todos, sobretudo os países ricos, a não ficarem surdos aos muitos "macedónios" do mundo que continuam a gritar: «Vem ter connosco e ajuda-nos!».

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO