ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias

Oração da vigília

Memória de São Jerónimo, Doutor da Igreja, morto em Belém em 420. Traduziu a Bíblia para a língua latina. Oração para que a voz das Escrituras seja ouvida em todas as línguas. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 30 de Setembro

Memória de São Jerónimo, Doutor da Igreja, morto em Belém em 420. Traduziu a Bíblia para a língua latina. Oração para que a voz das Escrituras seja ouvida em todas as línguas.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

Zacarias 2,5-9.14-15

Então levantei os olhos e tive uma visão: Era um homem que tinha na mão um cordel de medir. Eu disse-lhe: «Para onde vais?» Ele respondeu-me: «Vou medir Jerusalém, para ver qual é a sua largura e qual é o seu comprimento.» Então o anjo que falava comigo mantinha-se imóvel, quando veio ao seu encontro outro anjo que lhe disse: «Corre, fala àquele jovem e diz-lhe: ‘Jerusalém ficará sem muros, por causa da multidão de homens e de animais que haverá no meio dela. Mas eu serei para ela - oráculo do Senhor - como um muro de fogo à sua volta e serei no meio dela a sua glória.'» Rejubila e alegra-te, filha de Sião, porque eis que Eu venho para morar no meio de ti - oráculo do Senhor. Naqueles dias, muitas nações se unirão ao Senhor e serão meu povo; habitarei no meio de ti, e saberás que o Senhor do universo me enviou a ti.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

Logo depois de Ageu, é enviado ao povo de Israel um seu contemporâneo, o profeta Zacarias, sacerdote ligado a Ezequiel. Zacarias empenha-se a suster com a Palavra de Deus, o povo que regressou a Jerusalém do exílio da Babilónia. O profeta vê uma cidade onde já não haverá muros, não só porque é impossível circundá-la pela sua vastidão, mas também porque é destinada a acolher todos: «Jerusalém deve ficar sem muros, por causa da multidão de homens e animais que ela deverá acolher». E o próprio Deus será o seu muro, um muro de fogo que defenderá a cidade: «Eu - oráculo do Senhor - serei para ela muralha de fogo ao seu redor e, no meio dela, Eu serei a sua glória». A característica da Jerusalém do Céu é a de ser uma cidade sem confins, sem muros que dividem, precisamente como o é o amor de Deus, isto é, sem confins porque ninguém está excluído do Seu abraço. De facto, o próprio Deus habitará nela: «Eu venho para morar no meio de ti». E Deus é, portanto, a sua alegria, a sua consolação, a sua defesa. A presença de Deus, ampla e sem limites, atrai para ela todos os povos. É uma visão da universalidade da promessa de Deus que será plena com a vinda do Messias, Jesus de Nazaré. O Evangelho de Jesus é, substancialmente, o anúncio da salvação para todos os povos, para todas as nações. E o profeta Zacarias já o tinha preanunciado: «Naquele dia, numerosas nações vão aderir ao Senhor e passarão a ser o meu povo e Ele irá morar no meio de ti». Esta visão do profeta já iniciou e nós participamos nela.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO