ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pelos doentes
Palavra de deus todos os dias

Oração pelos doentes

Na Basílica de Santa Maria in Trastevere, reza-se pelos doentes.
Festa da Anunciação do Senhor a Maria.
Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração pelos doentes
Segunda-feira, 8 de Abril

Na Basílica de Santa Maria in Trastevere, reza-se pelos doentes.
Festa da Anunciação do Senhor a Maria.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres, a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos, a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 1, 26-38

Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria. Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: ?Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.? Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação. Disse-lhe o anjo: ?Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David, reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim.? Maria disse ao anjo: ?Como será isso, se eu não conheço homem?? O anjo respondeu-lhe: ?O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus. Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e já está no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril, porque nada é impossível a Deus.? Maria disse, então: ?Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.? E o anjo retirou-se de junto dela.

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

A Liturgia da Igreja quer-nos fazer recordar com uma particular festa o dia em que o anjo foi enviado a Nazaré para anunciar a Maria que se tornaria na Mãe de Jesus. E há uma ligação entre esta festa e o mistério da Páscoa que acabámos de viver. Porque, ao fim e ao cabo, naquele anúncio do anjo já está prefigurado que o Senhor que Maria dará à luz será o Salvador. E a salvação é a dádiva do amor que passa através da prova da Cruz. É um amor que se prepara com tempo, não se improvisa. Tem uma história e começa com um encontro, entre Maria e um anjo, um enviado do Senhor. Podemos dizer que aquele anjo enviado por Deus, é o primeiro anúncio do Evangelho, da Boa Notícia, isto é, que Deus não Se esqueceu dos homens. Por isso, procura e prepara na nossa humanidade o encontro com Maria e o Evangelho de Lucas apresenta-nos uma jovem, como as outras: vivia a vida de todos os dias da sua aldeia. E, no entanto, sobre Ela se pousou o olhar do Senhor.
E, a primeira a oferecer a própria vida é, precisamente, Maria que se submete ao amor de Deus. Nesta festa, contemplamos a grandeza do amor do Senhor. E, de facto, Maria nunca se afastou daquele amor: Ela aceitou plenamente a chamada para ser serva de um projecto maior. E não era nem fácil, nem dado por adquirido. Quando o anjo Lhe disse que era cheia de graça, Maria perturbou-Se. Não tinha uma grande consideração por Si mesma. Sentia-Se sem nenhum valor perante Deus. No entanto, o Anjo conforta-A: "Não tenhas medo Maria porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás um filho... e dar-lhe-ás o nome de Jesus" (v. 30). Não conhecemos o pensamento de Maria naquele momento. Teria podido dizer "não", deixar-Se estar tranquila e continuar a Sua vida de sempre. Se, pelo contrário, responde "sim", toda a vida dela transformar-se-á e, com ela, a vida e a história da humanidade.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO