ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias

Oração da vigília

Festa de São Lourenço (+258), diácono e mártir. Indicou nos pobres o verdadeiro tesouro da Igreja. Memória de quem os serve em nome do Evangelho. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 10 de Agosto

Festa de São Lourenço (+258), diácono e mártir. Indicou nos pobres o verdadeiro tesouro da Igreja. Memória de quem os serve em nome do Evangelho.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

São Mateus 17,14-20

Quando eles chegaram perto da multidão, um homem aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se a seus pés e disse-lhe: «Senhor, tem piedade do meu filho. Ele tem ataques e está muito mal. Cai frequentemente no fogo e muitas vezes na água. Apresentei-o aos teus discípulos, mas eles não puderam curá-lo.» Disse Jesus: «Geração descrente e perversa! Até quando estarei convosco? Até quando vos hei-de suportar? Trazei-mo cá.» Jesus falou severamente ao demónio, e este saiu do jovem que, a partir desse momento, ficou curado. Então, os discípulos aproximaram- se de Jesus e perguntaram-lhe em particular: «Porque é que nós não fomos capazes de expulsá-lo?» Disse-lhes Ele: «Pela vossa pouca fé. Em verdade vos digo: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: ‘Muda-te daqui para acolá', e ele há-de mudar-se; e nada vos será impossível.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

Um homem aproxima-se de Jesus e pede-Lhe piedade para o seu filho. Muitas vezes, o sofrimento torna-se numa invocação de piedade porque se torna insuportável não só para quem sofre mas também para quem deve assistir as pessoas queridas que sofrem. O jovem não é senhor de si como muitos jovens que caem, frequentemente, prisioneiros de dependências que os tornam incapazes de controlo. Não querendo importunar o Mestre, aquele pai tinha levado o filho aos discípulos, com a esperança que fossem capazes de o curar. Mas não tinham conseguido. Jesus reage, antes de mais, com um forte lamento: "Gente sem fé e pervertida! Até quando deverei ficar convosco? Até quando terei que vos suportar?". Estas palavras ecoam como uma repreensão para uma geração que recorre a Ele apenas para receber graças, mas que não se quer deixar envolver no projecto de amor do Pai. De qualquer modo, acede e pede que lhe levem aquele rapaz. Basta uma só palavra - "Jesus ordenou" - e o demónio "saiu". Ao verem o milagre, os discípulos ficam ao mesmo tempo embaraçados e maravilhados. E quando estão sozinhos com Jesus, perguntam-Lhe a razão pela qual eles não foram capazes de curar aquele rapaz. Jesus responde com uma grande clareza dizendo que é por causa da pouca fé deles. Não são as palavras ou as técnicas que libertam os homens dos espíritos maus, mas o amor de Deus, verdadeira e única força dos discípulos. As palavras de Jesus revelam que os discípulos não tiveram fé e procuraram a força noutra coisa. Daquele fracasso, Jesus abre um futuro de esperança aos discípulos: "Nada vos será impossível". É o Senhor que continua a agir no mundo e na história também através dos Seus discípulos.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO