Que haja alegria, paz e um lugar para todos. Feliz Natal da Comunidade de Sant'Egidio!

Natal de 2018

Queridos amigos

O Natal de Jesus é anunciado pelo anjo que diz que haverá grande alegria para todo o povo. E um sinal será dado: um menino envolto em panos, que é deitado numa manjedoura, num lugar onde, normalmente, estão os animais.Todavia, Jesus nasce precisamente neste lugar tão humilde e tão pobre.

ma grande alegria. O Natal é uma festa, e é uma festa para olhar para o futuro e olhar para o futuro com confiança.

ASSISTA AO VÍDEO

Quando falamos de meninos que nascem, pensamos imediatamente no futuro. A tradição oriental fala-nos de uma criança que rejuvenesce a humanidade. No Natal, todos seremos mais jovens, porque  olharemos não para nós mesmos, com os nossos problemas, com as nossas dificuldades, com o nosso envelhecimento, mas olharemos para um menino que nasce para todos nós. E este menino, como qualquer menino que nasce numa família, torna alegres as pessoas, mas também tem outra grande qualidade: nos une ao redor dele, isto é, supera a solidão em que cada um de nós é, supera a solidão em que muitas pessoas infelizmente vivem, sejam elas ricas ou pobres, sejam elas abastadas ou em dificuldade. Porque a solidão pode alcançar a todos nós.

Em vez disso, no Natal vivemos um momento de família, estamos todos juntos. E é lindo que no Evangelho esteja escrito que a alegria será para todo o povo. Para nós, de Sant'Egidio, isso é particularmente verdadeiro. O Natal é a festa de todos, porque todos estão a busca à da alegria do Natal. Buscá-lo-emos aqui, nesta basílica de Santa Maria in Trastevere, no grande almoço de Natal, que no entanto viverá em muitos países do mundo e em muitas situações diferentes.

Mas também gostaria de dizer que todos os povos buscam a alegria e o futuro, mesmo aqueles povos para os quais o Natal não tem o mesmo sentido que tem para nós cristãos. E isso é muito bonito, é bem verdade. Porque o Natal une, em certo sentido, o mundo inteiro, todos os povos, todas as culturas, mesmo aqueles que não conhecem Jesus. Porque todos, em qualquer idade, precisamos ver que há futuro e viver com alegria. Então, meu desejo é que este Natal seja verdadeiramente um Natal de alegria para todos, que é precisamente o significado do almoço de Natal da nossa Comunidade e é o sentido do Natal em que ninguém é excluído, em que todos são convidados, em que se confunde aqueles que servem e aqueles que são servidos e onde há realmente um lugar para todos.

Porque todos têm o direito de não estar sozinho, no Natal, mas também em todos os dias das suas vidas: todos têm direito à alegria, todos têm direito ao futuro. Penso particularmente nos migrantes, que são muitos e em busca de um futuro, penso isso para todos os países e os povos que ainda vivem o drama da guerra e da violência. Para que a paz seja o futuro de todos. Este é o desejo que vem de Sant'Egidio: um Natal de alegria, um Natal de paz, um Natal em que há espaço para todos.

Feliz Natal!

Marco Impagliazzo
Presidente da Comunidade de Sant'Egidio

 
Façamos deste Natal um dia de festa, também para muitas pessoas pobres!

e quiser nos ajudar ... descubra como>