Refugiados: recém chegados do Líbano com os corredores humanitários de Sant'Egidio e das Igrejas Protestantes

Comunicado de imprensa
27 de Março na Itália - Não à instrumentalização para fins políticos da imigração. EM STREAMING

Na terça-feira, 27 de Março, mais 43 refugiados sírios chegarão de Beirute ao aeroporto de Fiumicino graças aos corredores humanitários promovidos pela Comunidade de Sant'Egidio, pela Federação das Igrejas Evangélicas da Itália e pela Tavola Valdese. No dia seguinte chegarão outros 47.São famílias que vêem de Alepo, Homs, Raqqa e Edlib; mais de um terço são crianças.
Num momento em que a Europa agita-se sobre o fenômeno da imigração - às vésperas de todas as eleições, com linguagens que não se adequam a um continente que fez das conquistas sociais e civis a sua bandeira, para recair logo depois na inércia - o crescente compromisso da sociedade civil mostra que é possível um modelo alternativo para acolher e integrar homens e mulheres, caso contrário, vítimas de traficantes de seres humanos (famílias com crianças, mulheres solteiras, idosos, doentes, pessoas com deficiência). Tudo isso graças à generosidade de muitos italianos, com um projeto totalmente autofinanciado. É a prova de que, diante de um fenômeno histórico - que começa a ser estrutural para o Norte do mundo -, soluções concretas podem ser propostas. Os corredores humanitários são uma delas.
Alguns refugiados, que chegaram nos últimos meses, estarão presentes em Fiumicino para acolher os recém-chegados, juntamente com associações, de leigos e religiosos, instituições e simples cidadãos que se ofereceram para acolher em diferentes províncias italianas.
Os corredores humanitários, lançados na Itália em 2016 com a colaboração dos Ministérios do Interior e dos Negócios Estrangeiros, são agora um modelo replicado em outros países europeus. Ontem chegaram a Paris mais 15 pessoas, elevando para 107 o número de refugiados acolhidos na França pelo projecto ecumênico promovido por Sant'Egidio juntamente com igrejas evangélicas. Nos próximos dias, novas chegadas na Bélgica são esperadas, também do Líbano.

Em Fiumicino o bem-vindo aos refugiados sírios e uma conferência de imprensa estão marcados para as 10h30 da terça-feira 27 de Março: chegada para os jornalistas mais tardar 9:30 nas partidas do Terminal 3 de Fiumicino (porta 3, ao lado do balcão de informações) para ser acompanhados ao local da conferência.

Tomarão a palavra Marco Impagliazzo, presidente da Comunidade de Sant'Egidio, Paolo Naso, da Federação das Igrejas Protestantes da Itália e Tavola Valdese, Mario Giro, vice ministro dos Negócios Estrangeiros e representantes do Ministério do Interior.

É necessário ser credenciado enviando um email para este endereço: [email protected] indicando o jornal e o número do cartão profissional ou documento. É possível usar o estacionamento de vários andares (um bilhete especial para a saída será entregue no momento do credenciamento).