É o Dia da Mulher em Moçambique: as activistas de ''Eu DREAM'' celebram-no com as reclusas da prisão de Ndlavela

O dia 7 de Abril em Moçambique é o Dia da Mulher Moçambicana e as activistas do Movimento "Eu Dream" (um acrónimo, que significa: eu sonho, mas também contém o nome do programa de luta contra a SIDA da Comunidade de Sant'Egidio) lcelebraram-no com as reclusas da Prisão Feminina de Ndlavela nos arredores de Maputo.

ento e vinte são as mulheres reclusas, algumas com filhos pequenos, outras grávidas, algumas doentes, outras idosas, que acolheram a visita com alegria e entusiasmo.

Cada uma recebeu uma rosa vermelha, como sinal de carinho e de parabéns. A estes juntaram-se os agradecimentos e as felicitações pelos 50 anos da Comunidade de Sant'Egidio expressos com cânticos e danças.

Em seguida, a cada uma foi entregue 1 kg de arroz, açúcar, de feijão e 1 litro de óleo. Muitos delas não recebem visitas de familiares porque vêm de outras cidades do país.

A comoção e o desejo de ouvir novas palavras de amizade e de futuro terminaram a manhã de festa.

Saindo o portão grande e pesado fechou-se atrás de nós, connosco havia também duas ex-presas que desde algum tempo com a Comunidade desejam viver o sonho de se resgatar e a sabedoria de não esquecer, ajudando e visitando aquelas mulheres privadas da liberdade mas não de sonhos e de esperança.