A visita de Marco Impagliazzo a Kiev na Ucrânia

Nos últimos dias, o presidente da Comunidade de Sant'Egidio visitou a Comunidade de Kiev, na Ucrânia, por ocasião do 50º aniversário de Sant'Egidio. Nós relatamos o seu conto:

"Eu tive a alegria de celebrar nestes dias os 50 anos de Sant'Egidio com as Comunidades da Ucrânia em Kiev, e fiquei impressionado com a amizade com muitos sem-tecto que encontraram uma família na Comunidade. Este ano o inverno foi muito longo, a ajuda e a amizade de muitos jovens e adultos permitiram que muitas pessoas encontrassem uma salvação da rigidez do clima. Isso foi testemunhado por alguns sem-tecto reunidos na bela sede da Comunidade ao lado da famosa Praça Maidan.

Tive a oportunidade de conhecer muitos idosos e algumas pessoas com deficiência que vivem num grande lar onde a Comunidade há 12 anos, dia após dia, abre as portas para que entre a amizade e o carinho de muitos para aqueles que estão completamente sozinhos. Algumas mulheres idosas dirigiram-me palavras tocantes e profundas sobre o valor da amizade. Entre estas as de Olga: "Eu acredito que Deus existe porque na velhice ele me deu todas esses filhos". Eu pude ouvir pelos lábios de pessoas idosas e desabrigadas os belos poemas sobre o amor e a amizade que eles fizeram.

Também nos reunimos numa grande assembleia com a Comunidade de Kiev e representantes de Leopold, Ivano-Frankoskv, Odessa e outros lugares para olhar juntos para o futuro da Comunidade com um olhar para com todos. Estou muito impressionado com o trabalho que as nossas Comunidades fazem todos os dias pela paz e pela reconciliação numa sociedade ainda tão marcada pela guerra de baixa intensidade com a Rússia, que criou tanta dor, sofrimento e morte nos últimos anos. Temos de continuar a rezar pela paz entre a Rússia e a Ucrânia e na própria Ucrânia, onde a violência está a crescer contra os pobres e especialmente os ciganos.

Obrigado a todos os irmãos e irmãs ucranianos pela esperança que representam e como a idosa Olga me disse: "nestes tempos sombrios a Comunidade é uma luz de luz na escuridão". A beleza das lavras, igrejas e lugares de oração da cidade me mostrou a história da fé e da oração de um povo marcado pela fé cristã, que hoje é um convite a viver pela paz. Spassiba bolscioi!"

Marco Impagliazzo