Para os 50 anos de Sant'Egidio, um dom a Moçambique: o novo centro DREAM de Zimpeto, em Maputo

A inauguração na presença do presidente moçambicano Felipe Nyusi

No 50º aniversário de Sant'Egidio, DREAM faz um presente a Moçambique, abrindo o Centro DREAM em Zimpeto, na periferia de Maputo. O Presidente da República de Moçambique, S.E. Filipe Jacinto Nyusi quis homenagear a Comunidade presidindo a cerimónia de abertura a 7 de Junho.

O centro de mais de 1300 metros quadrados acolhe um laboratório de biologia molecular altamente especializado, um centro DREAM para a assistência de pessoas afectadas por SIDA, Tuberculose, Hipertensão, diabetes, hepatite e garantindo o screening para o diagnóstico de câncer do colo do útero. Como em todos os centros DREAM, também são garantidos a assistência domiciliar e o apoio nutricional, sem deixar de cuidar da educação à saúde e das campanhas de sensibilização.

O Presidente, recebido pela Vice-Presidente da Comunidade, Professora Cristina Marazzi, em visita ao programa DREAM e às Comunidades nestes dias em Moçambique, destacou no seu discurso e ao longo da própria visita às várias estruturas do centro, como a Comunidade de Sant'Egídio amiga fiel do país, especialmente em tempos de dificuldade, pela Paz e para aliviar o grande sofrimento causado pela epidemia de SIDA. Ele também sublinhou a amizade genuína de Sant'Egidio, que reconheceu como o elemento de grande valor ao responder às necessidades reais da população. Pediu também que o compromisso com o diálogo e a estabilidade da paz nunca seja diminuído.

O Presidente ficou impressionado não só com a alta qualidade das instalações do centro, para o qual pediu aos moçambicanos que tivessem um cuidado especial, mas também com a alegria e a felicidade das activistas que o acompanharam na entrada e na saída, mostrando a felicidade de fazer parte do Movimento "Eu DREAM". A diretora executiva do Programa, Paola Germano, em seu discurso recordou o importante papel dos apoiantes que tornaram possível a realização do Centro, incluindo a República Federal da Alemanha com a Cooperação Alemã, a Fundação SIDA Alemã, a Embaixada do Japão, a Fundação ENI, a Fundação suíça FAI e Kindermissionwerk, e sublinhou como o compromisso do Programa DREAM é uma forma de consolidar a Paz no país.