Para a festa dos avós começa o portal www.vivaglianziani.it

O dia 2 de Outubro é a fetividade dos Anjos da guarda, e na Itália também se tornou a festa dos avós.

Os avós sempre foram uma presença fundamental na sociedade e na família italiana, hoje talvez ainda mais valorizada pela crise económica e pela rarefação das relações sociais. De facto, em tempos de dificuldade e falta de investimento no sector familiar, os avós são um pilar fundamental do bem-estar. Mas, além do  precioso papel de amortecedor para as famílias, representam, na Itália, mais do que no resto da Europa, uma verdadeira cola social.

Os avós e, em geral, os idosos, desempenham um papel fundamental no cuidado dos relacionamentos: de bom grado, dedicam o seu tempo aos mais pequenos e não só. Basta dizer que 35% deles cuidam dos seus netos todos os dias. Em muitos casos, além disso, eles são atores decisivos para a integração de imigrantes no nosso país, recebendo milhares de assistentes familiares estrangeiros nas suas casas.

Por ocasião do Dia dos Avós, a Comunidade de Sant'Egidio relança, num formato gráfico renovado - e com muitas secções temáticas de fácil consulta - um site inteiramente dedicado aos idosos: www.vivaglianziani.it. com notícias, documentos, defesa dos direitos e qualidade de vida para uma nova cultura sobre a terceira e quarta idade. Um espaço especial é dedicado à defesa dos direitos - com a possibilidade de baixar gratuitamente o guia "Como ficar em casa sendo idosos" - e à luta contra a solidão, onde se pode receber, mas também oferecer a própria ajuda àqueles que são idosos.