28 de Março: nova chegada do Líbano com os corredores humanitários de Sant Egidio e das Igrejas Protestantes

Os 54 refugiados sírios serão acolhidos por associações, paróquias e comunidades em diferentes províncias italianas para facilitar imediatamente a sua integração.

Quinta-feira, 28 de Março 54 refugiados sírios do Líbano chegarão ao aeroporto de Fiumicino graças aos corredores humanitários promovidos pela Comunidade de Santo Egídio, a Federação das Igrejas Evangélicas da Itália e a Tavola Valdense,em acordo com os Ministérios do Interior e dos Negócios Estrangeiros. Como as mais de 2.000 pessoas que chegaram ao nosso país até agora (incluindo cerca de 1.500 do Líbano), os refugiados serão recebidos por associações, paróquias e comunidades em diferentes províncias italianas e imediatamente iniciarão um caminho de integração através do ensino da língua para os adultos, a escola para os menores e a colocação profissional, uma vez obtido o status de refugiado. Os corredores humanitários, totalmente autofinanciados pelas realidades que os promoveram e possíveis graças à generosidade e ao compromisso voluntário de muitos italianos, representam um modelo eficaz, que combina solidariedade e segurança, tanto que já foi reproduzido em outros países como a França, a Bélgica e Andorra, permitindo assim a chegada legal e segura na Europa de cerca de 2.500 pessoas desde fevereiro de 2016.

Tomarão a palavra Marco Impagliazzo, presidente da Comunidade de Sant'Egidio, Paolo Naso, em nome da Federação das Igrejas Evangélicas da Itália, Emanuela Del Re, vice-ministra dos Negócios Estrangeiros, representantes do Ministério do Interior e Giorgio Raspa, presidente da União Budista italiana.

Compromisso para receber os refugiados e uma conferência de imprensa estão agendadas para as 11h00 da quinta-feira do dia 28 de Março, com chegada para os jornalistas até às 10h00 nas partidas do Terminal 3 em Fiumicino (porta 3, ao lado do "gabinete de informação") para serem acompanhados no local da conferência.