"Sant'Egidio, onde quer que esteja no mundo, sente-se de Assis e está ligada à mensagem de paz desta cidade". Cidadania Honorária pela Paz a Andrea Riccardi

A cerimónia para a entrega da Cidadania Honorária pela Paz a Andrea Riccardi teve lugar hoje, 24 de Maio, na Sala da "Conciliazione", no Palácio dos "Priori". Entre as principais motivações para o reconhecimento as do diálogo inter-religioso ligado ao "espírito de Assis". Muitas pessoas compareceram a este evento, incluindo mais de 100 jovens de 39 países que participaram nestes dias num congresso internacional intitulado "Tudo pode mudar" promovido pela Comunidade de Sant'Egidio.

Entre as várias personalidades a quem a Cidadania Honorária foi conferida ao longo dos anos há Shimon Peres, Liliana Cavani, Madre Teresa de Calcutá (para citar algumas).

Marco Tarquinio, natural de Assis e director do jornal Avvenire disse em sua "Laudatio": "nos títulos dos livros de Andrea Riccardi (Deus não teme, Viver juntos, Paz Preventiva), há também as palavras de um compromisso que se realiza na Comunidade deSant'egidio". (Clique aqui para a Laudatio IT)

Andrea Riccardiem sua saudação de agradecimento, enfatizou: "AAssis não é uma metrópole que se impõe pela força, mas atrai, sugere, acompanha como um sonho, inquieta como uma profecia. Aqui vemos como o cristianismo é capaz de gerar um humanismo que fala a todos e pertence a todos: crentes e não crentes, pessoas de diferentes religiões. Não nos esqueçamos do encanto de Assis por tantos leigos. Aqui vemos como o segredo da cidade é "viver juntos", mesmo que diferentes. Ser cidadão de Assis, como me tornei hoje, ser amigo de Assis, significa criar uma aliança em torno da cidade que leve o seu espírito para todos os lugares, mas também que torne esta cidade ainda mais um local de chegada, onde se volta com frutos, experiências, problemas." (Clique aqui para a versão completa)

As motivações >>

LAUDATIO por Marco Tarquinio, director de Avvenire (IT) >>

Saudação de Agradecimento por Andrea Riccardi >>