Moçambique, o Presidente Nyusi: "Sant'Egidio é a casa da paz"

Trabalho pela paz, luta contra a SIDA, visita do Papa Francisco e reconstrução da Beira, os temas das conversações do Presidente Nyusi em Sant'Egidio. VÍDEO

O presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, visitou hoje a Comunidade de Sant'Egidio, onde encontrou o fundador Andrea Riccardi, o presidente Marco Impagliazzo e alguns responsáveis da Comunidade. "Esta é a casa da paz e de Moçambique", disse Nyusi, lembrando como as negociações que levaram à assinatura da paz em 4 de Outubro de 1992 decorreram mesmo em Sant'Egidio desde 1990. Dirigindo-se aos jornalistas presentes, Nyusi convidou-os a "fazer uma reportagem sobre tudo o que Sant Egidio representa para Moçambique". Para além da facilitação nas negociações para a reconciliação nacional, o Presidente recordou a ajuda para o tratamento da SIDA, com o programa DREAM, e os numerosos projectos de solidariedade a favor da população.

"O povo moçambicano espera com anseio  e alegria o Papa Francisco, peregrino da paz e do Evangelho", disse Nyusi, regozijando-se que entre as etapas da viagem iminente haja também o centro DREAM de Zimpeto, na periferia de Maputo, um centro de excelência no tratamento da SIDA. Finalmente, o Presidente expressou a sua gratidão à Comunidade pela sua proximidade e solidariedade concretas em seguida do devastador Ciclone Idai, que afectou particularmente a região da Beira. "Agradeço particularmente aos muitos jovens moçambicanos, voluntários de Santo Egídio, que trabalharam incansavelmente para trazer alívio às vítimas do ciclone. Mesmo com a ajuda de Sant Egidio - concluiu - vamos reconstruir a Beira”.

 

 VÍDEO DA VISITA DO PRESIDENTE NYUSI A SANT'EGIDIO