Delegação de Sant'Egidio presente na assinatura do acordo de paz e reconciliação em Moçambique. Gratidão do Presidente Nyusi pelo trabalho da Comunidade para a paz.

Uma delegação da Comunidade, com Mons. Matteo Zuppi, Chiara Turrini e Nelson Moda participaram da cerimónia de assinatura do Acordo de Paz e Reconciliação que se realizou hoje em Maputo.

A declaração assinada hoje põe fim a um período de tensões político-militares e define as regras para a desmilitarização, desarmamento e reintegração dos ex-militares da Renamo cujo presidente, Ossufo Momade, agradeceu ao Presidente Nyusi "por marginalizar as forças contrarias à paz".

O presidente de Moçambique, Nyusi, reiterou a firme vontade de recorrer ao diálogo para resolver conflitos e de nunca mais por em risco a paz acordada em Roma a 4 de Outubro de 1992. No seu discurso, agradeceu profundamente à Comunidade de Sant'Egidio por ter sido "o principal promotor" e pela presença de Mons. Matteo Zuppi, um dos mediadores da paz que, com a sua presença na mesa de assinaturas, reforça a sua continuidade.