Moçambique, Papa Francisco no centro DREAM de Sant Egidio: «Aqui se realiza a parábola do bom samaritano»

O Papa recebeu como presente um báculo em forma de cruz, realizado com as chapas e o capim das casas destruídas pelo ciclone Idai

«Saúdo cordialmente os responsáveis, os operadores sanitários, os enfermos com seus familiares, e todos os presentes. Vendo como tratais e acolheis com competência, profissionalismo e amor tantas pessoas doentes, particularmente pacientes com SIDA/HIV sobretudo mulheres e crianças, acode-me ao pensamento a parábola do Bom Samaritano». Assim, o Papa no centro DREAM, em Zimpeto, da Comunidade de Sant'Egidio. «Todos os que passaram por aqui - disse ele -, todos os que vêm com desespero e angústia são como aquele homem abandonado na beira da estrada. E, aqui, vós não passastes ao largo, não continuastes pelo vosso caminho como fizeram outros (o levita e o sacerdote). Este Centro mostra-nos que houve quem parou e sentiu compaixão, quem não cedeu à tentação de dizer «não há nada a fazer», «é impossível combater esta praga» e se animou a buscar soluções»

Ao chegar, o papa foi recebido pelo fundador de Sant'Egidio Andrea Riccardi e pela coordenadora do centro DREAM de Zimpeto Cacilda Massango, que na sua saudação expressou a alegria pela visita do Papa a um lugar onde «se recebem gratuitamente remédios, tratamentos, alimentos, mas acima de tudo dignidade e amizade». «Aqui em Zimpeto, muitas mulheres doentes, depois de terem encontrado novamente a saúde, colocaram-se ao serviço de outras pessoas doentes, acompanhando-as no seu tratamento. Eu mesma - concluiu Cacilda Massango - sou um dos primeiros pacientes atendidos por DREAM: escolhi restituir o que recebi. Eu era uma jovem mulher sofredora, afastada e julgada por todos. Com DREAM conheci uma nova família que, além de me tratar, deu-me dignidade e um futuro para meus filhos. Como eu, milhares de moçambicanos renasceram».

No final da visita, o Papa recebeu como presente um báculo em forma de cruz, realizado com as chapas e o capim das casas destruídas pelo ciclone Idai que atingiu a região da Beira em Março passado.

A saudação do Papa Francisco

A saudação de Cacilda Massango

GUARDAASSISTA AO  VÍDEO