Sudão do Sul: O trabalho de Sant'Egidio pela paz e a reconciliação continua

Uma delegação da Comunidade, que foi a Juba, capital do Sudão do Sul, foi recebida pelo Presidente da República, Salva Kiir e pelo Comitê Nacional Pré-Transicional, órgão criado pelo Acordo de Setembro de 2018 para permitir a formação do Governo de Unidade Nacional, que tinha participado em julho passado de uma reunião em Roma com a Comunidade de Sant'Egidio para promover o diálogo político.

No centro dos encontros destes dias, o Acordo de paz e a sua aplicação concreta no país, além do trabalho de inclusão dos que não o assinaram. Os tópicos abordados incluíram a formação do governo de transição e a distribuição de ajuda humanitária para o retorno dos refugiados. O trabalho da Comunidade de Sant'Egidio foi apreciado como também o convite ao Ministro dos Negócios Estrangeiros do Sudão do Sul para participar do encontro de Madrid "Paz sem fronteiras".

A visita também foi uma oportunidade para renovar a amizade com o arcebispo Paulinus Lukudu Loro e a colaboração com o Conselho Ecumênico das Igrejas do Sudão do Sul.

 

Aprofundamentosi

Ficha sobre o Sudão do Sul