É emergência de inundação nos bairros da Grande Buenos Aires: trabalhamos para alcançar as casas isoladas pela água

Atualmente, na Argentina, cerca de 5.000 pessoas foram evacuadas no Departamento de La Matanza, na província da Grande Buenos Aires, devido às inundações que atingiram várias partes da capital, após as chuvas do fim de semana.
As condições da população podem piorar nas próximas horas devido ao crescimento do Rio de la Plata, que já está a 1 metro e meio acima dos valores normais.
A situação é particularmente dramática no bairro de Laferrere, onde existem muitas aglomerações de casas informais, sem sistema de esgoto, e de favelas, e também existem duas Escolas da Paz, de "Lujan" e "Palangana" (nome que significa "poça" em espanhol, devido a inundações frequentes). A evacuação envolveu milhares de pessoas, que tiveram que deixar as suas casas, perdendo tudo. Outras ainda estão presas pela água alta.
A proteção civil de La Matanza e o governo estão a trabalhar, mas os esforços ainda não são suficientes; também a Igreja local foi ativada graças à sua presença no território.
A Comunidade de Sant'Egidio de Buenos Aires lançou em toda a cidade centros de recolha e distribuição de ajuda emergencial,enquanto osJovens pela Paz a área, num pequeno barco, alcançaram as casas isoladas para oferecer ajuda.