O apelo do cardeal Zuppi depois de receber o título de Sant'Egidio em Roma: "Afaste-se a tempestade da guerra e abram-se e os céus à paz"

FOTOS E VÍDEOS

Esta noite, às 19h30, na igreja de Santo Egídio, em  Roma,  o arcebispo de Bolonha, Matteo Zuppi, tomou posse do título cardinalício deSant’Egidio. O cardeal foi então, às 20 horas, à basílica vizinha de Santa Maria, em Trastevere, da qual ele foi pároco por um longo tempo, para uma celebração à qual compareceram muitos, incluindo membros da comunidade, habitantes do bairro e amigos.

Ao longo da homilia, Zuppi, comentando o evangelho dominical que fala do baptismo de Jesus no Jordão, também se referiu aos ventos de guerra que estão preocupadamente atravessando o mundo, lançando um forte apelo à paz:

“Jesus, baptizado no Jordão, saiu do rio e, sobre ele, os céus se abriram, dos quais o Espírito desceu como pomba. O abrir-se dos céus é um sinal do fim dos tempos da ira: hoje os céus estão fechados, demasiadamente fechados, em muitas partes do mundo. Os tempos da ira e da guerra estão de volta. Estou pensando no Oriente Médio, que em particular nos últimos dias tem sido palco de graves tensões. Mas também penso em outras partes do mundo, como a Líbia, tão perto de nós e tão injustamente perturbada. E não quero esquecer o amado Moçambique. E também no Sudão do Sul, e oremos pela paz lá também. Muitas vezes, por muitos anos, uma oração pela paz brotou desta basílica no coração de Roma. Ainda hoje, gostaria que esta liturgia fosse um momento em que a nossa oração de paz ao Senhor, "luz das nações", se levante com confiança e insistência: que os céus da paz se abram; afaste-se a tempestade da guerra! Nunca cheguem os dias da ira! E também nossa voz se eleve, humilde e convencida após tantas experiências dolorosas de guerras sempre inúteis: a paz não pode ser posta em jogo, sempre busquemos o caminho certo para vivermos juntos! Abram-se os céus da paz!”

VÍDEO DA IGREJA DE SANT'EGIDIO

VÍDEO DA BASÍLICA DE SANTA MARIA EM TRASTEVERE