Em Faladie, no Mali, Sant'Egidio ao lado dos refugiados que fogem dos confrontos étnicos no centro do país

Uma delegação da Comunidade de Sant’Egidio visitou, em Janeiro, um dos 12 campos de refugiados criados na capital do Mali, Bamako.
Nos campos há pessoas (especialmente jovens e crianças), que vêm das aldeias do centro do país (região de Mopti), onde há meses ocorrem confrontos étnicos entre Dogon e Peul, alimentados pela presença de jihadistas que trazem vantagem em desestabilizar o país. país. Muitas aldeias do centro foram atacadas e destruídas e as pessoas refugiaram-se, em parte, em Bandiagara, uma grande cidade no centro do país, actualmente menos exposta ao ataque. Outros, no entanto, chegaram à capital do país, onde há mais segurança e possibilidade de receber ajuda.

Esses campos de refugiados abrigam aproximadamente de 200 a 400 pessoas. Alguns até mais de 800. Estima-se que o total nos 12 campos seja de 6000 refugiados.

No de Faladie, o maior que a Comunidade de Sant'Egidio de Bamako visitou
, há 193 famílias com cerca de 1000 pessoas acolhidas. O acampamento é dividido em duas áreas, conforme os grupos étnicos presentes. Há a parte ocupada pelos Peul ou Fulani, principalmente criadores de gado e a ocupada pelos Dogon mais dedicados à agricultura. Há também uma escola improvisada, onde muitas crianças podem estudar.

Num futuro próximo, a Comunidade organizará uma distribuição de alimentos para lidar com a grande miséria e pobreza do campo, como um sinal de proximidade e solidariedade com os refugiados.

APOIE AS ACTIVIDADES DE SANT'EGIDIO NO MUNDO COM UMA DOAÇÃO >>