A última despedida de Paris a Laurent, um jovem marfinense que "morreu de esperança" enquanto tentava chegar à Europa

"Viemos aqui para lembrar Laurent Barthélémy e nos reunir com ele e o seu pai, com o bom perfume da nossa compaixão, do nosso carinho e da nossa oração, como um bálsamo derramado sobre a vida e a morte de Laurent Barthélémy e  toda a sua família, sobre a tristeza de todos os seus amigos do bairro de Yopougon.

É com essas palavras cheias de ternura que, na quinta-feira, 20 de Fevereiro, Valérie Régnier, da Comunidade de Sant’Egidio, introduziu a oração em torno do corpo de Laurent Barthélémy, o menino marfinense de 14 anos, "morto de esperança", enquanto tentava alcançar a Europa, encontrado sem vida no trem de pouso de um avião em Roissy em 8 de Janeiro.

O sonho de Laurent Barthélémy de ir para a França, para a Europa, foi um sonho de paz, unidade, futuro, como para muitas crianças africanas. Nestes três dias em Paris - organizados com o apoio da Câmara Municipal de Paris e da Embaixada da Costa do Marfim na França - o pai do menino, Marius Ani, contemplando pela primeira vez a beleza da cidade, entendeu o sonho que animava seu filho. Ele pediu perdão em voz alta por não ter sido capaz de entendê-lo, por não ter cumprido suas responsabilidades como pai e por não poder fazer tudo por ele.

"Não devemos ter medo desse sonho", exortou Valérie Regnier durante a oração realizada no Instituto Médico Legal de Paris, na presença do pai, dos Jovens pela Paz e de muitos amigos da Comunidade de Santo Egídio . "Pelo contrário, devemos valorizá-lo e tentar de o realizar todos os dias, pacientemente, em qualquer lugar. Na Europa e na África. Em todos os lugares, em todas as speriferias, onde podemos construir pontes de solidariedade, humanidade, fraternidade e derrubar os muros do egoísmo, indiferença e nacionalismo ".

Marius, que partiu para a Costa do Marfim na sexta-feira com os restos mortais de seu filho, será recebido pela Comunidade de Sant'Egidio em Abidjan, que continua o seu trabalho de promoção e difusão entre os jovens de uma nova cultura de solidariedade para um futuro possível na África, através de conferências nas escolas, particularmente no bairro de Yopougon, onde Laurent morava, com o tema "Não desperdice a sua vida!"