"Plastic Free", para uma ecologia integral: certificado de utilização responsável do plástico para Sant'Egidio e o refeitório dos pobres de Via Dandolo

Sant'Egidio recebeu a certificação para "a utilização responsável do plástico". Após controlos cuidadosos, o consórcio "Bureau Veritas" - organismo acreditado a nível internacional e em Itália no Ministério do Desenvolvimento Económico - verificou, em 8 de Junho de 2020, que as principais sedes da Comunidade e o refeitório dos pobres de Via Dandolo observam protocolos e comportamentos destinados a reduzir e eliminar progressivamente as substâncias poluentes e, em especial, o plástico descartável. Isto é o que é comummente chamado de "Plastic free".

É fruto da escolha que a Comunidade fez em vários níveis - pensemos no compromisso com a eco-solidaridade, ou na criação em África de centros eco-sustentáveis  (os centros DREAM, a escola Nyumanzi no Uganda e outros) - de dar particular atenção à "ecologia integral" de que o Papa Francisco fala na Laudato Sì.

Neste sentido, a utilização responsável do plástico faz parte de um esforço mais amplo para combater a "cultura do descarte" e promover o cuidado da nossa "casa comum".

________________________________

Talvez lhe interesse saber que:

A produção mundial de plásticos passou de 15 milhões de toneladas, em 1964, para mais de 310 milhões de toneladas, actualmente.
Pelo menos 8 milhões de toneladas de plástico vão parar aos oceanos do mundo todos os anos e, até à data, estima-se que existam mais de 150 milhões de toneladas de plástico nos oceanos. Se não forem tomadas medidas para inverter a tendência, continuando com as tendências actuais, os oceanos terão uma proporção de uma tonelada de plástico para cada 3 toneladas de peixe em 2025, enquanto em 2050 teremos mais plástico em peso nos oceanos do que peixe. (Fonte PNUA).