Mensagem do Patriarca Ecuménico Bartolomeu I: a missão dos líderes religiosos de hoje é oferecer apoio espiritual, especialmente aos pobres

Numa carta a Andrea Riccardi, o Patriarca Ecuménico Bartolomeu I, manifesta a sua amizade e proximidade espiritual com a Comunidade nestes tempos difíceis: A pandemia e as suas consequências - escreve - chamam os líderes religiosos a apoiar os mais vulneráveis e a difundir uma mensagem de amor e esperança a todos os crentes.

Ao estimado Prof. Dr. Andrea Riccardi, fundador da Comunidade de Sant'Egidio, muito amado no Senhor, seja graça e paz vinda do alto.
É com alegria que vos escrevemos para vos comunicar a nossa sincera gratidão pelos vossos amáveis desejos por ocasião da Ressurreição luminosa e vivificante de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.
Nestes dias difíceis, os líderes religiosos têm uma missão especial e exigente: oferecer um apoio espiritual particularmente necessário aos pobres, àqueles que são marginalizados e pertencem a minorias, difundindo uma mensagem de esperança e amor a todos, independentemente das suas crenças. A voz da fé e a Boa Nova do Evangelho são necessárias não só durante a actual crise, mas também no período que se lhe seguirá, em que experimentaremos todas as consequências económicas, sociais e ambientais da pandemia.
Por esta razão, durante este tempo santo, deixai que vos enviemos, caro amigo, e à vossa Comunidade as nossas orações e os nossos sentimentos mais carinhosos. Invocamos o Senhor Ressuscitado para vos manter em boa saúde e para vos proteger neste momento difícil com o seu amor e a sua abundante misericórdia.

Patriarcado Ecuménico, 16 de Abril de 2020

Espiritualmente vosso

Bartolomeu
Arcebispo de Constantinopla - Nova Roma e Patriarca Ecuménico