Dar uma casa aos idosos vulneráveis: um projecto inovador para a Costa do Marfim

De agora em diante, a vida de Étienne nunca mais será a mesma. Após anos difíceis, forçado a viver numa palhota, tem agora uma verdadeira casa. Mesmo nestes dias, quando chove muito em Tabou, uma pequena cidade da Costa do Marfim, quase na fronteira com a Libéria. A mesma coisa para Moe, viúvo e sozinho, que não tinha qualquer hipótese de alugar um quarto.

Ambos são agora inquilinos de dois diferentes apartamentos de alvenaria e donos de um novo futuro que começa. 

São as duas primeiras casas de um projecto inovador para a Costa do Marfim. A Comunidade de Sant'Egidio lançou um apelo às instituições estatais e locais para responderem concretamente às necessidades crescentes dos idosos, a camada mais frágil e mais pobre da população devido a um sistema de reformas muito débil e a uma protecção sanitária muito precária, que hoje em dia está sob pressão devido à pandemia.

O primeiro Município a responder foi Tabou, que iniciou a construção de alguns apartamentos sociais para os idosos mais vulneráveis. Nestes dias, as duas primeiras casas foram inauguradas na presença das autoridades locais e da Comunidade de Sant'Egidio, que continuará a estar próxima dos idosos que já apoiaram e a encorajar o desenvolvimento de um projecto que pretende ser um modelo também para os municípios de outras cidades da Costa do Marfim.