Consultas médicas e tijolos para reconstruir as casas dos idosos no início do Inverno no Malawi

O compromisso da Comunidade com o apelo "Sem idosos não há futuro"

No Malawi, o número das infecções de Covid está a aumentar, há muito medo: as pessoas estão a ficar cada vez mais isoladas e os mais fracos e sozinhos - como os idosos - são deixados para trás. A chegada do Inverno tornou as condições de vida e o isolamento mais difíceis.

Enquanto a divulgação e recolha de assinaturas para o Apelo de Sant’Egidio “Sem Idosos não há futuro”, continua, as Comunidades de Sant'Egidio em Lilongwe, Balaka, Zomba mobilizaram-se para proteger as vidas deles.

Em Gambula, Sant'Egidio pediu ajuda à população para reconstruir as casas de algumas pessoas idosas que viviam ao relento
. Uma cadeia de solidariedade permitiu fabricar e queimar os tijolos necessários para reconstruir as casas deles e mobilizar a ajuda para os apoiar.

Enquanto a distribuição de alimentos, máscaras, cobertores chegavam aos amigos idosos em muitas aldeias.
Muitos também precisam de medicamentos e cuidados médicos: por esta razão algumas enfermeiras e médicos de Sant'Egidio têm trabalhado para os visitar e cuidar deles.

É a "fantasia do amor", da qual o Papa Francisco falou,
uma necessidade neste tempo de lockdown, para proteger a vida de muitos, multiplicando aqueles gestos de ternura que quebram a solidão e ajudam a viver.