Apetece ir à escola no campo de refugiados de Moria, em Lesbos: e no Lagar da Solidariedade, abre a English School of Friendship

Há um desejo de escola em Moria: porque a escola é para o futuro, é esperança. E há tanta necessidade disso no grande campo na ilha de Lesbos, onde o tempo pára e os migrantes, quase todos jovens, muitas crianças, vêem-na desvanecer-se.

Segunda-feira, 10 de Agosto, o primeiro dia das aulas de inglês para o acampamento informal em Moria. Nas colinas, entre as oliveiras, entre as tendas de madeira - lona - plástico - cartão - sacos de serapilheira e arame não podem ser realizadas. Impossível garantir a segurança da distância anti-Covid, a higiene, a própria escola.

A sede da escola é no Lagar, perto do mar, onde na semana passada foi aberto o "restaurante da amizade", que em quatro dias passou de 320 para 850 pessoas e pratos por dia: ontem havia arroz, caril de frango, legumes e gelados num dia de 33 graus (à sombra).
 
Tinham sido feitos 32 inscrições. Mas a notícia espalhou-se também pela escola antes do seu início. As cadeiras preparadas eram 50, num grande espaço, higienizadas, distanciadas. À porta havia máscaras para todos, gel para as mãos. Cada um foi acompanhado ao seu lugar. Os primeiros alunos foram 82. Alguns "ouvintes": os mais novo de 8 meses, com mãe e irmã e irmãos. A mais velha, talvez 42. Um estudante do Congo, outro do Togo. Todos os outros afegãos. Canetas e lápis, cadernos, cada um com o seu. Polacos, italianos, catalães, professores e faz-tudo. Uma pequena garrafa de água para cada um, colocada no seu lugar.

Escola à maneira antiga: Quadro, apagador, marcadores, corais: L como Lifevest, bóia de salvação, e como Lemon, Limão. V como Visa, Permissão de estadia. B de Brother, Irmão. S de Sister, Irmã, e como School, Escola, Escola.  Cada letra, cada palavra, um desenho feito. Apenas para F como Friendship (Amizade) não houve necessidade. Juntamente, com a máscara, mesmo aqueles que copiaram as novas letras do quadro, porque nunca tinham ido à escola: "Esta - é - a - escola - inglesa - de - Amizade"”.