Shaping Peace together: Vamos moldar juntos a paz. Dia Internacional da Paz, 21 de Setembro. #peaceday

Hoje assinala-se o Dia Internacional da Paz, estabelecido pelas Nações Unidas por votação unânime da Assembleia Geral em 1981. Desde então, o 21 de Setembro é um dia em que se renova o apelo a um cessar-fogo global de 24 horas e se organizam eventos educativos sobre o tema da paz.

Este ano, para o Dia Internacional da Paz foi escolhido o título significativo de "Shaping Peace Together", ou seja, "Moldar a Paz Juntos", com particular ênfase na necessidade de uma cultura de compaixão e colaboração entre povos e nações face à ameaça global da pandemia.

Construir, ou mesmo moldar juntos a paz, corresponde a uma profunda vocação da Comunidade de Sant’Egidio e do seu método de trabalho nas relações internacionais, um método que se consolidou em muitos anos de trabalho para a resolução de conflitos.

A paz é de facto uma responsabilidade universal e cada um deve contribuir para ela com o seu próprio pensamento e trabalho, porque - como disse João Paulo II no Dia de Oração pela Paz em Assis a 27 de Outubro de 1986 - "a paz é um estaleiro aberto a todos, não só aos especialistas, aos sábios e aos estrategasi".

Ao celebrar este dia, Sant'Egidio renova o seu compromisso diário para construir uma cultura do viver juntos, um antídoto eficaz contra a do inimigo, para investir na educação das crianças e dos jovens através das Escolas da Paz e o movimento dos Jovens pela Paz, para favorecer o diálogo entre nações e religiões e para trabalhar pelo acolhimento de refugiados e migrantes, a única solução para o desafio epocal da migração, a consequência amarga das guerras, das mudanças climáticas e da distribuição desigual dos recursos do planeta.