"Irmãos todos": A "terceira via" do Papa entre o liberalismo e o populismo. Um editorial de Andrea Riccardi

O título da encíclica social, e o gesto de a assinar em Assis, mostram claramente a raiz evangélico-franciscana do pontificado de Bergoglio

No sábado passado, o Papa Francisco foi a Assis para assinar a sua segunda encíclica social, Irmãos Todos. O título - extraído dos escritos do santo - e o gesto mostram a raiz evangélico-franciscana, típica do pontificado de Bergoglio desde o início, logo a partir da escolha do nome. O que significa uma encíclica social? É um tipo "novo" de magistério, nascido em 1891, com a Rerum novarum de Leão XIII, que colocou no centro a questão social e levou os católicos a não serem passivos, mas a empenharem-se neste campo, mesmo em contraste com os movimentos socialistas e liberais.

Desde há algum tempo a encíclica social tem sido um texto dirigido não só aos católicos. Paulo VI, em 1967, com a Populorum progressio, colocou a questão social no horizonte mundial: as relações entre o Norte rico e o Sul pobre; o Papa Wojtyla, com o Centesimus annus de 1991, delineou uma visão social não achatada sobre o capitalismo, após o fim do comunismo. De facto, até então, o pensamento social católico tinha-se movido como uma terceira via, entre o liberalismo e o colectivismo.

Com a unificação dos mercados e das comunicações, o novo cenário da globalização apresentava contraditoriamente muitas fragmentações e conflitos. A primeira encíclica social do Bergoglio, Laudato sì, há cinco anos atrás, era inovadora, porque era toda dedicada ao ambiente, insistindo que "tudo está ligado". Hoje o Papa lança uma proposta global centrada na fraternidade, vista como um processo radical para recompor a complexidade das relações internacionais, locais e inter-pessoais. Ele escreve: "Podemos reavivar entre todas uma aspiração à fraternidade". Está consciente de que as visões e os projectos de fôlego são hoje considerados ultrapassados, ou melhor - observa - "um delírio". A Igreja, contudo, não renuncia a uma visão global da sociedade.

Certamente perguntamo-nos se não será simplista falar de "fraternidade" e "amizade social" num mundo tão complexo como o nosso. Mas há um ano atrás, o sociólogo idoso Edgar Morin escreveu sobre a fraternidade: "tão frágil como a consciência, tão frágil como o amor cuja força é, contudo, inaudita", e ainda "um meio para resistir à crueldade do mundo".

O Papa observa: "Apesar de estar hiperligados, verificou-se uma fragmentação que tornou os problemas que nos afectam a todos mais difíceis". A grande dificuldade, confirmada pela crise do Covid-19, é "a incapacidade de agir juntos". A análise do Papa é preocupada (As sombras de um mundo fechado - este é o título do primeiro capítulo). Existe um esquecimento generalizado da história com as suas mágoas. As uniões entre estados estão a quebrar-se, enquanto o nacionalismo se está a desenvolver. Mas Francisco insiste: "Ninguém se salva sozinho". Aplica-se a indivíduos e grupos humanos, tal como afirma: "Não é possível ser local de uma forma saudável sem uma abertura sincera e cordial ao universal". Embora reconhecendo o valor decisivo das comunidades locais e nacionais (frequentemente esvaziadas por processos globais), Irmãos todos lança a globalização da fraternidade como forma de recriar laços, sarar conflitos, afirmar a paz, e enfrentar juntos o futuro em contraste com o individualismo contemporâneo.

De acordo com a doutrina social católica, mas com uma abordagem inovadora, Francisco afirma: "O mercado não pode resolver tudo, embora às vezes queiram que acreditemos neste dogma da fé neoliberal". Considera-o um pensamento pobre e repetitivo, inadequado para os problemas e as misérias de hoje. Por outro lado, marca uma forte distância do "populismo", que elimina a verdadeira democracia. Uma declaração interessante de um papa, frequentemente acusado de uma dívida para com o populismo latino-americano (hoje, no entanto, um fenómeno generalizado muito para além da América do Sul).

Na sua visão, é central a ideia "popular" que, em nome da fraternidade, traça um caminho entre o individualismo liberal e o populismo: um povo, composto de comunidades intermédias, que tenha um projecto, um sonho de crescimento. Se se ouve nestas palavras o eco da teologia argentina do povo, deve-se ver a continuidade com a doutrina social, especialmente com a constante procura de uma "utopia social". É a expressão de uma Igreja que, face às novas realidades, não aceita passivamente o mundo tal como ele é: exorta católicos e não-católicos, Estados e forças sociais a transformá-lo numa dimensão mais humana.

A encíclica é ampla e aborda muitos temas: condena a guerra ("cada guerra deixa o mundo pior de como o encontrou"), a pena de morte, o desinteresse pelos migrantes e refugiados, o abandono dos idosos e outros assuntos. Não falta o diálogo entre as religiões como fundamento para a fraternidade. Somos confrontados com um somatório do pensamento social do Papa em tantos capítulos, o que nos fará debater mesmo num momento como o nosso, pobre em ideias, que são um recurso para uma Igreja hoje bastante silenciosa. A sua eficácia será jogada no debate que se vai iniciar. No fundo, para além dos vários temas, ressoa o antigo apelo cristão, ingénuo e sábio: "Todos irmãos".