Felicidades de Sant'Egidio! Que venha o Natal e traga cura, consolação, um mundo novo

A mensagem de Marco Impagliazzo


Disponíveis com a funcionalidade YouTube as legendas
em italiáno, inglês, francês, alemão, português, espanhol, Catalão, Holandês

O Natal de 2020 é um Natal especial.Na verdade, cada Natal o é, porque cada Natal é único, é um evento novo, mas este ano Jesus nasce num mundo doente; doente por causa do coronavírus, desta pandemia que tem afectado a vida de milhares e milhares de pessoas em todas as partes do mundo.

E portanto neste Natal há uma expectativa mais forte, uma expectativa maior de um mundo novo, de um mundo curado, de um mundo em que o ambiente é respeitado e, sobretudo, todas as pessoas, especialmente as que vivem às margens, as mais vulneráveis, as mais pobres, sejam acolhidas. Pensem nos idosos nos lares, aqueles que não recebem uma visita há meses.

É o Natal em que tentar chegar a todos com criatividade, com novas formas, seja uma chamada telefónica, umas visitas, pensar nos outros, enviar um dom, um presente, em suma, é um Natal que nos deve ver a todos mais unidos, mais envolvidos, porque estamos todos à espera deste novo mundo que Jesus trará, porque Jesus - estamos convencidos, é a nossa fé, é a nossa esperança - trará um mundo novo, porque Ele traz o Evangelho, a boa nova que todos esperamos e a primeira boa notícia é a da cura, é a do consolo para os doentes ou para os que vivem sozinhos há meses e meses.

Ora bem, para todos eles, para todos nós, venha o Natal. Para todos nós possa crescer a expectativa da esperança de cura, de consolação, de companhia. Por esta razão, de Sant'Egidio desejo-vos um Feliz Natal, desejo-o a todos e a cada um para que seja verdadeiramente um Natal para todos.

Marco Impagliazzo
Presidente da Comunidade de Sant'Egidio