Um manual anti-covid para as crianças de rua da Beira: a escola também é feita nas calçadas para proteger a vida de todos

Em Moçambique, o número de pessoas infectadas com Covid-19 está a aumentar diariamente, e as estruturas de saúde estão em dificuldades. É ainda mais importante multiplicar os esforços para difundir o conhecimento das medidas de prevenção da infecção. Este é o contexto em que a Comunidade de Sant'Egidio em Moçambique publicou um manual científico com toda a informação necessária para prevenir o contágio do coronavírus, após os cursos realizados no ano passado.

Não se trata de uma publicação destinada a um público seleccionado, mas de um saber ao serviço da vida de todos.

É por isso que, quando à noite a Comunidade da Beira leva o jantar aos "moradores de rua", crianças sem família que vivem nas ruas e se reúnem na praça não muito longe da casa da Comunidade, é também uma oportunidade para distribuir máscaras e manuais e dar aulas destinadas a ensinar como evitar o contágio: as calçadas são transformadas numa sala de aula ao ar livre, onde se estuda, se lê, se escuta.

Esta iniciativa faz parte do compromisso que Sant'Egidio está a colocar na multiplicação de saberes para se defender contra a pandemia. A formação online em que muitos jovens moçambicanos participaram, tornou-os "formadores" que replicam este curso das mais diversas formas e lugares: nos mercados, nos bairros, com as famílias. E também na rua, para que a vida de todos seja protegida.