Dia Nacional do Idoso na Indonésia: Sant'Egidio liga idosos de 5 lares em diferentes cidades e ilhas para um espectáculo virtual

A condição de isolamento e "confinamento" dos idosos que vivem em lares ou casas de repouso na época da pandemia é um fenómeno global. Mesmo na Ásia, as medidas tomadas para conter o contágio impediram que os idosos recebessem visitas e se encontrassem com familiares e amigos durante meses.

Tal como noutras partes do mundo, Sant'Egidio concebeu todos os meios para contornar esta situação: videochamadas, envios semanais de doces, boa comida, cartões.

Na Indonésia, 29 de Maio é o dia nacional dedicado ao idoso. É um legado do processo de independência do país, que em 1945 escolheu esta data para honrar a contribuição dos idosos para a criação da República.

Por ocasião deste Dia, Sant'Egidio obteve a possibilidade de ter voluntários a entrar em 5 lares de idosos espalhados pelo arquipélago para alguns momentos de festa em presença - depois de ter realizado os testes e observado os protocolos de prevenção e distanciamento. Os eventos foram ligados numa plataforma web, para que em cada um dos institutos pudessem ser seguidos os eventos dos outros, criando uma assembleia virtual na qual participaram cerca de 150 idosos com os seus amigos e voluntários.

O vídeo dos Jovens pela Paz que reiterava a importância dos idosos para eles, a troca de saudações das ilhas de Java a Sumatra, de Timor a Roma, criou um evento que quebrou o isolamento, reacendendo o entusiasmo e a esperança de que o fim da pandemia não esteja longe.