Andorra, um Estado pequeno e acolhedor, recebe uma nova família de refugiados da Síria #corridoiumanitari

Na sexta-feira passada, uma nova família de refugiados sírios chegou a Andorra graças aos corredores humanitários, que até agora permitiram o acolhimento e integração em Itália, França, Bélgica e Andorra de mais de 3.500 refugiados em fuga das guerras. É um casal com uma criança do Líbano que se reúne finalmente com familiares que vieram para Andorra graças à primeira chegada.

Acolhidos por Judith Pallarés, Ministra dos Assuntos Sociais, Juventude e Igualdade, que se encarregará da hospitalidade enquanto a Comunidade de Sant'Egidio se encarregará do acolhimento e integração dos refugiados, instalaram-se em Sant Julia di Loria, onde no domingo passado houve uma bela cerimónia de boas-vindas na paróquia que os acolheu.

Este corredor humanitário foi possível graças a um memorando de entendimento assinado entre o Principado de Andorra e a Comunidade de Sant'Egidio em 2018. O caminho foi aberto para a chegada de 20 refugiados. O Principado de Andorra aprovou nesse ano uma lei especial para permitir a entrada no país por razões humanitárias. A Espanha cooperou na passagem de refugiados pelos seus aeroportos nas duas primeiras chegadas, e desta vez foi a França que ofereceu a sua cooperação.