Uma nova missão humanitária de Sant'Egidio em Bihac, entre os refugiados da "rota dos Balcãs"

Tinham prometido voltar, os amigos de Sant'Egidio, tinham-no dito aos jovens refugiados que tinham encontrado na rota dos Balcãs no Inverno passado. E, de facto, estão lá novamente, em Bihać, Bósnia, para a quinta missão humanitária organizada pelas Comunidades de Pádua, Treviso e Trieste dentro de alguns meses.

Se a neve e o frio tornaram as condições dos migrantes muito difíceis, a situação não melhorou com o calor sufocante dos dias de hoje. Pelo contrário, num cenário parado, é visível uma condição de cansaço.

Bihac", disseram-nos eles, "é sufocada pelo calor asfixiante, os migrantes estão à procura de alguma frescura nos fontanários e cursos de água. Ao longo dos rios é possível ver os refugiados a se lavarem, acender um fogo para ferver a água. Eles estão nos parques em amontoados, são na sua maioria jovens afegãos e paquistaneses com um olhar suave que sorriem e respondem benevolentemente à saudação, condenados à fome, entre o lixo e os cães vadios. A cidade tentou esvaziar os postos avançados das chamadas selvas, os assentamentos informais, que estão agora cada vez mais confinados aos bosques fora do perímetro da cidade como parte de uma política de dessaturação dos migrantes do centro urbano".

A ideia, dizem Hamid e Hasheem, mediadores culturais do Serviço Jesuíta aos Refugiados, é centralizar os migrantes no grande campo de Lipa, limitando o mais possível a propagação dos bivaques. É proibida a distribuição de alimentos, só são permitidas roupas, sapatos, sacos de dormir, mochilas.

Esta é a ajuda prestada durante esta missão por Sant'Egidio, ao mesmo tempo que se envidam esforços para organizar novas intervenções para o período de Verão, dentro dos limites do permitido, mas com a preocupação de ajudar o mais possível esta população de refugiados muito jovens e muito pobres, privados de tudo excepto da esperança de uma vida melhor.