Verão dos Jovens pela Paz com os migrantes do campo de refugiados de Lipa na Bósnia

A missão de Verão dos Jovens pela Paz na Bósnia continua. As meninas e os rapazes das Comunidades de Bolonha, Pádua e Treviso estão em Bihac, onde continuam uma série de actividades de apoio aos migrantes nos campos e abrigos improvisados nos arredores da cidade.

A escola de italiano (mas na realidade também é dada ajuda para inglês, alemão e espanhol), promovida desde a primeira semana, tornou-se uma das mais ansiosamente aguardadas e seguiu os compromissos para um número crescente de jovens migrantes que povoam o campo de Lipa. A escola realiza-se em pequenos grupos à tarde, num prado não muito longe do campo: a atenção e o desejo de aprender são grandes. É também um momento para falar e conhecer-se melhor.

O ambiente é de festa e amizade: cantam-se canções nas línguas de origem dos migrantes. Cantar significa contar a própria história: um imigrante paquistanês compôs um texto muito bonito e tocante que conta as esperanças de um jovem em busca de um futuro melhor e as dificuldades em tentar o "jogo" de atravessar a fronteira para a Europa.

Esta semana, em colaboração com a Ipsia-Acli, uma delegação dos Jovens pela Paz pôde visitar o acampamento em Lipa, onde permaneceram durante muito tempo para escutar os hóspedes. Como sinal de amizade e proximidade, os Jovens pela Paz deram a cada imigrante presente no campo uma T-shirt: um bem muito precioso nesta época.

Para ajudar, apoie com uma doação