Na Albânia, após meses de isolamento devido à pandemia, dias de liberdade e férias para os doentes das casas famílias de Sant'Egidio

Após quase dois anos de 'encerramento', os hóspedes das 'casas vermelhas' em Tirana puderam finalmente sair para umas férias.

Embora a situação da Covid na Albânia seja ainda muito grave, graças às vacinas (que afectaram tanto os pacientes como os operadores) e com todas as precauções necessárias, tem sido possível não só permitir-se alguns passeios seguros, mas também receber visitas de amigos das comunidades italianas.

A separação imposta pela pandemia tem sido difícil, mesmo para os muitos que - habituados a visitá-los regularmente - não o conseguem fazer por muito tempo. Por esta razão, cerca de 40 pessoas de Génova, Turim, Nápoles e Roma partiram para ver os seus amigos doentes mentais que foram hóspedes das casas famílias de Sant'Egidio durante anos após o encerramento do departamento psiquiátrico do hospital de Tirana.

O estado extremamente frágil destes pacientes forçou-os, de facto, a tomar medidas especiais de protecção. Tanto mais que estes são dias de liberdade redescoberta, em que os simples gestos da vida familiar quotidiana se tornam um motivo de alegria irreprimível.