Desmond Tutu faz 90 anos: na mensagem de saudação do Cardeal Matteo Zuppi a longa história de amizade e compromisso comum com Sant'Egidio

A 7 de Outubro, Desmond Tutu completou 90 anos de idade. O arcebispo anglicano sul-africano, conhecido em todo o mundo pelo seu empenho não violento contra o apartheid e pelo seu testemunho de incessante empenho em prol da paz, reconciliação e justiça em África, é amigo da Comunidade de Sant'Egidio há muitas décadas, com quem tem partilhado muitos momentos de oração e batalhas pela paz e pelo futuro de África.

Por ocasião do seu 90º aniversário, Matteo Zuppi, Cardeal Arcebispo de Bolonha, que partilhou com ele muitos momentos de trabalho pela paz, saúde, direitos humanos, enviou uma carta na qual retrata estes passos comuns.

Aqui encontra a tradução completa para o português

Caríssimo Arcebispo Tutu - Desmond, meu caro irmão,
Estou aqui para dar testemunho de décadas de amizade e amor por parte da Comunidade de Sant'Egidio, à medida que nos aproximamos do teu 90º aniversário, uma bênção para a tua vida e para a humanidade em geral.
Apesar da distância, sentimo-nos muito próximos de ti. Agradecemos ao Senhor pela abundância dos seus dons que tornaram a sua vida rica também em sabedoria, fé, coragem e humor.
Agradecemos ao Senhor pelo precioso tempo que passámos juntos em Roma, a rezar e a jantar.
Pelo testemunho da vossa luta não violenta contra o mal do apartheid - ajudando-nos a superar o racismo nos nossos corações e mentes.
Pelo teu amor pela paz - apoiando os nossos esforços pela paz em Moçambique.
Pelo teu amor por cada vida humana - fazendo-nos permanecer unidos contra a pena de morte, especialmente em África, e lamentando o nosso amigo comum, Dominique Green.
Por nos encorajar na nossa luta contra o VIH-SIDA e validar a nossa convicção de que os africanos estavam prontos para a terapia anti-retroviral desde o início, apesar dos profetas da desgraça.
Por nos lembrar que o Cristo sem braços na Igreja de Sant'Egidio é um sinal de que Deus confia em nós para fazer o seu trabalho no mundo, estando perto dos pobres, dos indigentes, dos marginalizados.
Por nos dizer que quando servimos e partilhamos o almoço de Natal com os pobres na Basílica de Santa Maria em Trastevere, Deus sorri.
Estamos orgulhosos de sermos teus amigos, de sermos uma das 90 velas da tua vida. Continuaremos a partilhar convosco sonhos de paz, de amor, de um mundo melhor.
Emocionados e honrados, pedimos-vos que rezeis por nós e pela nossa missão de paz nas zonas esquecidas de África e do mundo. Que o Senhor nos abençoe a todos com os seus milagres.
Com amizade

Matteo Zuppi
em nome de todos os irmãos e irmãs
da Comunidade de Sant'Egidio