Corredores humanitários, um modelo para a Europa. Declaração do Primeiro Ministro Mario Draghi ao Senado

É muito importante o discurso feito hoje no Senado pelo Primeiro Ministro italiano, Mario Draghi, sobre a necessidade de "encorajar os canais legais de imigração" e, em particular, o apelo à Europa, que "deveria empenhar-se mais, por exemplo, seguindo o modelo dos chamados corredores humanitários".

É o reconhecimento de uma melhor prática da sociedade civil, totalmente auto-financiada, que funciona porque consegue combinar a necessidade de salvar aqueles que fogem de guerras e condições de vida insustentáveis com a necessidade de iniciar processos de integração.
Isto é demonstrado pelo facto de em cinco anos termos trazido com sucesso quase 4.000 pessoas de campos de refugiados no Líbano, Etiópia e ilha de Lesbos para Itália, França, Bélgica e o Principado de Andorra.
Esperamos que em breve sejam criados novos corredores humanitários para salvar aqueles que se encontram em campos de detenção na Líbia e aqueles que são vítimas da grave crise humanitária no Afeganistão. A nossa Comunidade continuará a trabalhar neste sentido, consciente da necessidade de abrir outros "canais legais de imigração", tais como os que se esperam há anos para fins de trabalho, que são agora mais necessários do que nunca para responder adequadamente à actual recuperação económica.