Progressos no diálogo político no Sudão do Sul. Reiniciadas as negociações com a inclusão da oposição no monitoramento do cessar-fogo

A Comunidade de Sant'Egidio acolheu favoravelmente o reatamento do diálogo político no Sudão do Sul, que tinha sido interrompido pelo Presidente Salva Kiir na sequência de um ataque em que duas irmãs religiosas, Irmã Mary e Irmã Regina, da Congregação do Sagrado Coração, foram mortas, um ataque sem precedentes contra religiosas na história do Sudão do Sul, cuja responsabilidade ainda não foi apurada.

A Comunidade deu imediatamente seguimento ao reatamento do diálogo com um seminário realizado de 14 a 17 de Dezembro em Nairobi, Quénia, com representantes militares do governo do Sudão do Sul e dos grupos de oposição Real SPLM e SSUF/A. Este seminário, realizado em colaboração com o Mecanismo de Monitorização do Cessar-fogo, segue-se ao acordo político já assinado pelas partes em Julho de 2021 em Roma.

Em Nairobi, foi acordado que os grupos da oposição serão plenamente incluídos em todas as estruturas do Mecanismo de Monitoramento do Cessar-Fogo até ao final de Março de 2022. A inclusão destes grupos é um passo necessário para assegurar o pleno cumprimento do Acordo de Cessação das Hostilidades e é fundamental para trazer a paz ao país.

Sant'Egidio agradece à comunidade internacional e em particular ao Governo do Quénia pela sua hospitalidade e apoio à iniciativa de Sant'Egidio, e renova o seu compromisso para uma resolução inclusiva e duradoura do conflito sudanês.