Norte de Moçambique, uma terra a clamar pela paz - VIDEONEWS

Em vídeo, as últimas notícias do norte de Moçambique, uma terra de conflitos, e o compromisso da Comunidade.


Desde 2017, as províncias do norte de Moçambique têm sido afectadas pelo violento terrorismo jihadista, que semeia o terror e a morte nas aldeias e tem até agora provocado o desalojamento de cerca de 800.000 pessoas.
Alguns dos nossos irmãos da Comunidade de Sant'Egidio na Província de Cabo Delgado também foram mortos, outros tiveram de abandonar as suas casas.
No último ano, a presença de soldados ruandeses e da SADC colocou a situação parcialmente sob controlo, mas também provocou a dispersão de terroristas, que expandiram o seu campo de acção a outras províncias, tais como o Niassa.
Desde o início da violência, Sant'Egidio tem estado presente nos campos de deslocados, oferecendo abrigo, distribuindo alimentos, vestuário e bens de primeira necessidade. É um trabalho intenso, que durante meses tem sido uma barreira ao desespero de tantos que perderam tudo.
Há alguns dias, após o último ataque, chegaram a Pulu, no distrito de Metuje, cerca de uma centena de famílias em fuga. Eles não tinham nada. Os amigos da Comunidade não os deixaram esperar e chegaram até eles com comida, sabão e roupa.
Mas é também necessário restaurar a esperança e as perspectivas. É por isso que estamos a trabalhar na criação de cursos profissionais para os deslocados, a fim de lhes permitir adquirir as competências necessárias para encontrar trabalho e iniciar uma nova vida.

APOIE O TRABALHO DA COMUNIDADE DE SANT'EGIDIO COM UMA DOAÇÃO >>