O ciclone Ana atingiu duramente Madagáscar, Moçambique e Malawi: Sant'Egidio ao lado das pessoas afectadas na cidade de Tete

Nos últimos dias, Madagáscar, Moçambique e Malawi têm sido duramente atingidos pelo ciclone Ana. Dezenas de milhares de casas foram danificadas ou desmoronadas pelas fortes chuvas, com os residentes presos nos escombros. As pontes foram arrastadas por rios a transbordar (ver vídeo), enquanto o gado se afogava e os campos eram inundados, causando perdas de colheitas. No norte e centro de Moçambique, Ana destruiu 10.000 casas, dezenas de escolas e hospitais, e provocou cortes de energia.

Devido à inundação do rio Rovubue, perto da cidade de Tete
, as famílias foram mais uma vez obrigadas a abandonar as suas casas e a procurar um local seguro para se abrigarem.

Um centro de recepção foi criado apressadamente na Escola Industrial de Matundo e a Comunidade de Sant'Egidio de Tete está a ajudar, juntamente com outras associações, no acolhimento, distribuição de alimentos e logística.

No entanto, continua a haver uma grande preocupação, pois enquanto continua a chover em algumas áreas, todos os olhos estão agora virados para uma nova tempestade tropical que se aproxima. O seu nome é Batsirai e actualmente ainda se encontra no largo do Oceano Índico, mas nos próximos dias irá deslocar-se para oeste. Há também um alerta em Moçambique, porque pode entrar no Canal de Moçambique e atingir a costa norte do paísoverà verso ovest. C'è allerta anche in Mozambico, perché potrebbe entrare nel Canale del Mozambico e colpire le coste settentrionali del paese.