Prevenir o tráfico e a exploração dos menores. Um abrigo no Malawi para meninas em dificuldade

No Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas, chegam notícias do Malawi de uma casa família recém-aberta para dar um futuro diferente às meninas em circunstâncias vulneráveis.

Em muitas cidades africanas, quando se pára nos semáforos ou se vai às compras, é-se frequentemente rodeado por adolescentes e crianças com roupas esfarrapadas, na maioria das vezes descalças, a mendigar por dinheiro. Este é o triste fenómeno das crianças de rua.
Alguns são órfãos, outros acabam na rua depois de deixarem famílias muito pobres que não podem garantir nem a subsistência nem o afecto, e ainda outros são afastados dos seus parentes por serem considerados feiticeiros.

Sant'Egidio trabalha há anos em Blantyre para cuidar deles, com distribuições regulares de roupa, comida, actividades recreativas, socialização e escolarização.
Embora nem sempre seja fácil encontrar soluções, ao longo dos anos tem sido possível escrever histórias de sucesso, coroadas pela reintegração na escola, o início da aprendizagem de uma profissão, até à reconciliação com a família de origem e o regresso a casa.

O projecto de ter uma casa para acolher as jovens que, como se pode facilmente adivinhar, são as mais vulneráveis e expostas a abusos de todo o tipo, tornou-se realidade graças ao apoio de outros actores (incluindo Crianças da Matéria, a fundação Maria Friedrich-Grundler Stiftung, a Scuola di Pinocchio Onlus, a Comunidade Pastoral de San Gregorio Magno em Olgiate Olona).

A casa é uma construção simples, semelhante às do bairro Blantyre onde está situada. Tem 4 quartos, casas de banho, uma cozinha e muito espaço à sua volta, o que no futuro tornará possível expandir a hospitalidade.

No final de Janeiro, 5 meninas, cujos nomes não mencionamos para proteger a sua privacidade, acompanhadas por uma assistente, começaram ali uma nova vida, abrigadas não só do clima, mas de todos os perigos que acompanham a vida de jovens adolescentes na rua.

A casa família é uma protecção, uma premissa para um futuro digno: um passo decisivo no caminho para a plena reintegração social.