Na Polónia, Sant'Egidio acolhe os refugiados da guerra na Ucrânia

O êxodo dos ucranianos que fogem da guerra continua na fronteira polaca. Estima-se que tenham chegado até agora 150.000 pessoas. O governo polaco decidiu não criar campos de refugiados nas zonas fronteiriças, que são isoladas e têm poucos serviços, mas sim criar centros de acolhimento nas grandes cidades.

As Comunidades de Sant'Egidio na Polónia estão mobilizadas, tanto em Varsóvia como noutras cidades, para proporcionar hospitalidade, colocando muitas famílias ucranianas em contacto com as polacas que comunicaram a sua vontade de acolher refugiados nas suas casas.

Entre eles, alguns amigos da Comunidade de Kiev que tiveram de abandonar as suas casas e estudantes em fuga da cidade de Kharkiv, atingidos por pesados bombardeamentos, também chegaram - sãos e salvos.

Uma família de Varsóvia, prestes a mudar-se para um novo apartamento, adiou a sua mudança para arranjar espaço na sua nova casa para uma jovem mulher com dois filhos pequenos que chegaram ontem à noite de Kiev.

Já foi criada uma cadeia de solidariedade entre aqueles que estão a ser ajudados e outros: aqueles que estão a ser alojados, apesar da situação difícil, foram para as ruas para oferecer solidariedade e ajuda àqueles que não têm abrigo.

Sant'Egidio continua o seu trabalho, distribuindo alimentos e roupas quentes nos abrigos, organizando hospitalidade e fornecendo informações sobre a protecção humanitária oferecida aos refugiados pela União Europeia.

Para aqueles que querem ajudar

A ajuda financeira é útil para permitir a compra de artigos necessários nos locais onde os refugiados chegam e para organizar a acomodação.

DOE ONLINE

CONTACTE-NOS