Oração ecuménica pela paz na Ucrânia e no mundo em Bratislava, na Catedral de São Martinho

Oração pela paz, a primeira defesa contra a guerra. Por iniciativa da Comunidade de Sant'Egidio da Eslováquia, na Catedral de São Martinho, na capital da Eslováquia, rezou-se pela paz na Ucrânia e pela reconciliação entre os povos, e por todos aqueles no mundo que sofrem por causa da guerra, pelos refugiados que são forçados a fugir. Um por um todos os países, regiões do mundo em guerra e terras afectadas pela violência foram nomeadas. Enquanto o coro cantava o Kyrie eleison, uma luz de paz era acesa para cada país.
O primeiro-ministro eslovaco Eduard Heger também participou na oração, juntamente com o arcebispo de Bratislava, Monsenhor Stanislav Zvolenský. Os bispos europeus do CCEE e do ComECE estiveram presentes na catedral, juntamente com os participantes dos Dias e representantes das Igrejas Protestantes. Muitos amigos pobres, convidados pela Comunidade, também participaram.
"Que o Evangelho da paz ressoe em cada um de nós e nos mobilize", disse o Rev. Christian Krieger, Presidente da Conferência das Igrejas Cristãs Europeias (Kek), que deu a meditação. "A paz é frágil, e considerando-a como adquirida, temos abandonado o trabalho de reconciliação", acrescentou ele.
O Arcebispo de Bratislava salientou que os refugiados precisam de encontrar novamente uma família, e para isso há necessidade de comunidades acolhedoras. O Primeiro-Ministro agradeceu à Comunidade pelo seu serviço à paz, feito de oração e trabalho.
No final, o Arcebispo de Bratislava convidou todos os presentes para um jantar comum, no qual participaram também amigos da rua convidados pela Comunidade de Sant'Egidio.