Sant'Egidio na Ucrânia devastada pela guerra: novos centros da Comunidade abertos em Lviv e Ivano-Frankivsk

A Comunidade de Sant'Egidio abriu um lugar no centro de Lviv, que é um ponto de referência na cidade, onde se multiplicaram as iniciativas de solidariedade com os pobres e com os refugiados de outras regiões do país que fogem da guerra e procuram refúgio ou param para continuar o seu êxodo para a Polónia.

É também o centro de coordenação da acção humanitária de Sant'Egidio em toda a Ucrânia. Hoje em dia, de facto, as cargas de ajuda que chegam de Itália são entregues a Lviv e de lá são distribuídas pelas zonas do país onde há maior necessidade: Kiev, onde os membros de Sant'Egidio multiplicam os seus esforços para apoiar os mais fracos (idosos, sem abrigo, pessoas com deficiência, crianças), mas também Kharkiv e outras zonas do leste do país duramente atingidas pelo conflito.

Foi também aberto um novo centro da Comunidade em Ivano-Frankivsk, para apoiar o compromisso de estar perto daqueles que mais sofrem com as consequências da guerra.
.
Na verdade, a guerra não interrompeu o trabalho de Sant'Egidio na Ucrânia, pelo contrário, o compromisso de solidariedade tornou-se mais amplo e mais intenso: é uma resposta à guerra. Uma resistência que quer salvar as razões da humanidade, partindo dos mais fracos e dos indefesos.