As crianças precisam de paz como o ar que respiram. Editorial de Andrea Riccardi

Em Famiglia Cristiana uma reflexão e um apelo a escutar as crianças, vítimas da guerra
Na foto: Uma criança na fronteira eslovaco-ucraniana, Março 2022 - Foto Sant'Egidio
 

Precisam de ser protegidos e colocados em situações seguras. E também devemos escutá-los: eles não gritam, mas sofrem muito

Na Ucrânia há uma guerra dentro de uma guerra: aquela contra as crianças
. Poucas vezes se fazem perguntas sobre como as crianças vêem a guerra. Muitas vezes acompanham-na através dos olhos dos seus pais ou dos adultos que lhes estão próximos. Quando descobrem que os seus pais ou adultos são impotentes e vítimas do acaso, sentem-se sozinhos e abandonados. Muitas vezes, nem sequer a mão da mãe os tranquiliza: eles apercebem-se de que a mãe está perdida e com medo.

Todos estes, adultos, idosos e crianças, já são prisioneiros das mãos invisíveis que brutalmente puxam os cordelinhos da guerra e das operações militares. Eles tentam esconder-se ou fugir, como os muitos refugiados da Ucrânia Oriental e Kiev para Lviv e Galiza ou Europa. As crianças sentem-se à mercê de uma tempestade, da qual é difícil abrigar-se: pelo menos nem elas nem os seus pais sabem como. Vi-os, na fronteira com a Ucrânia, de mãos dadas com as suas mães, indo para a Polónia ou outros países. Talvez sentissem que tinham encontrado uma direcção para se moverem. Mesmo que uma menina ucraniana em Varsóvia com a sua mãe, ao ver-me, perguntasse: "E o pai?". O pai, como todos os homens, tinha ficado na sua terra natal, talvez para combater. E depois há as crianças confiadas a outros para saírem do país ou aquelas que estão sozinhas. Na Ucrânia, 98.000 crianças vivem em estruturas, agora com falta de pessoal e de alimentos. Qual é o seu futuro nesta situação caótica?

Ser arrancado de casa, se não dos familiares, da escola, do próprio ambiente, é a violência feita às crianças. Mas a violência é também a morte das crianças. Porquê matar crianças? Bombardear casas ou atacar as filas dos que esperam para receber comida ou medicamentos? Dentro da siderurgia Azovstal, perto de Mariupol, defendida pelos ucranianos e duramente atingida pelos tiros russos, há mulheres e crianças que são refugiadas.

Não deveria haver uma operação eficaz para abrir corredores humanitários, ou devemos simplesmente continuar a combater e a matar os inocentes? As agências de imprensa divulgaram a notícia de que crianças ucranianas foram deportadas de Mariupol (100 das quais foram hospitalizadas), enquanto que o Presidente Zelensky afirmou que, desde o início da guerra, 5.000 crianças ucranianas foram levadas para a Rússia ou para áreas por ela ocupadas.

Estes são apenas excertos dramáticos da dolorosa história que as crianças ucranianas estão hoje a viver. Mas como se sentem eles em relação à guerra? Lembro-me de ter visitado uma escola de crianças refugiadas sírias no Líbano anos atrás: os seus desenhos eram de casas queimadas e a cor predominante era o vermelho. Apareceram os seus sentimentos dolorosos.

Escusado será dizer que as crianças devem ser acolhidas, colocadas em situações seguras onde lhes seja mostrada atenção e protecção. Mas isso não é suficiente. Eles precisam de ser escutados.

As crianças traumatizadas falam muitas vezes pouco e perguntam pouco. Mas do seu desnorteamento e da sua dor vem uma exigência profunda: a paz.

As crianças precisam de paz como precisam do ar. Nisto são mais sábios do que muitos adultos belicosos.

As crianças não gritam e não se manifestam, mas sofrem muito. Quando é que os "senhores da guerra" escutarão a profunda pergunta delas?

 

Editorial de Andrea Riccardi em Famiglia Cristiana de 1/5/2022