O compromisso de Sant'Egidio em Tete, Moçambique, para humanizar as prisões

No âmbito de um projecto da Comunidade de Sant'Egidio para a "Humanização das Prisões", teve lugar em Tete (Moçambique) uma cerimónia oficial de entrega do Centro de Saúde, do sistema de abastecimento de água e saneamento do Estabelicimento Provincial Prisional msculino da cidade, que também foram construídos com financiamento da Cooperação Alemã em Moçambique.

O edifício, construído na época colonial para uma população muito menor do que a actual, alberga cerca de 500 reclusos.
A entrega teve lugar na presença de várias autoridades políticas e religiosas. O Padre Rolando Curzi - em representação da Comunidade - recordou o compromisso de Sant'Egidio de dezenas de anos a favor dos prisioneiros e a história de amizade que a tem ligado, em particular, aos prisioneiros de Tete desde 2002.

A partir de hoje, também graças à nova situação higiénica, será possível retomar as visitas de familiares e amigos, suspensas por causa da pandemia.

O Pe. Rolando, dirigindo-se aos 500 detidos presentes, exortou-os a nunca se identificarem com os seus erros, encorajando-os a não perderem a esperança de poderem ter mais uma oportunidade de mudar as suas vidas, confiando também nos amigos de Sant'Egidio.
A Directora Provincial da Saúde - representando a Secretária de Estado - agradeceu à Comunidade de Sant'Egidio, recordando que esta entrega tem lugar precisamente no 30º aniversário do Acordo Geral de Paz, assinado em Roma a 4 de Outubro de 1992, graças à mediação da Comunidade de Sant’Egidio.