Em Blantre o encontro de Andrea Riccardi com os delegados das Comunidades de Sant'Egidio do Malawi e da Zâmbia

O encontro de Andrea Riccardi com os delegados das Comunidades do Malawi e da Zâmbia teve lugar em Blantyre, na Igreja da Casa de Amizade de Sant'Egidio, no final da sua visita ao país.

No decurso de uma assembleia em que participaram delegações de 70 comunidades, surgiu claramente a importância de ter estabelecido uma vasta rede de solidariedade que, no tempo da pandemia e das restrições, apoiou os segmentos mais fracos da sociedade: crianças que não puderam ir à escola, idosos sozinhos e, sobretudo, crianças de rua, cujo número aumentou consideravelmente durante a pandemia e que tiveram grande dificuldade em assegurar o seu sustento.

Ao mesmo tempo, houve preocupação com a crise económica e social que surgiu no Malawi, como em todo o continente africano, como consequência da guerra na Ucrânia. Ainda mais estratégico é o papel das 120 Escolas da Paz no país, como local de protecção para as mais de 5000 crianças que as frequentam.

O Malawi, ao contrário de outros países da região, nunca na sua história foi palco de guerras e conflitos. Mas os desenvolvimentos recentes podem ser o prelúdio de tensões sociais que podem alimentar a violência generalizada. Da assembleia surgiu uma consciência do papel que Sant'Egidio é chamado a desempenhar neste contexto, para ajudar as diferentes gerações a manter e cultivar uma cultura de coexistência pacífica.