Andrea Riccardi na Beira, Moçambique, visita as casas reconstruídas após o ciclone Idai e encontra as comunidades na Província de Sofala

A visita de Andrea Riccardi a Moçambique chegou ontem à cidade da Beira.

A primeira etapa foi uma visita ao túmulo de Dom Jaime Gonçalves, o arcebispo da cidade que faleceu em 2016, a quem Andrea Riccardi estava ligado por uma longa amizade, e que foi, juntamente com Matteo Zuppi, um mediador no processo que conduziu ao acordoe Paz em Moçambique há precisamente 30 anos.

Seguiu-se uma visita a algumas das 53 casas construídas após o ciclone Idai e doadas aos idosos que ficaram sem abrigo. Estiveram presentes os Jovens pela Paz que construíram as casas e continuam a visitar os idosos. Para todos eles, a ajuda que receberam da Comunidade não é apenas ter encontrado abrigo mas, como disse uma delas, Helena,  «a casa fez de mim uma pessoa».  A A fazer festa ao lado dos idosos estavam as crianças da Escola da Paz que vivem nos mesmos bairros.

À tarde, realizou-se uma grande assembleia, com a presença de cerca de 500 pessoas, da Beira e das Comunidades das província de Sofala, Manica e Tete. «Ser Comunidade de Sant'Egidio - dise-lhes Andrea Riccardi - é um dom para os pobres... Os irmãos e as irmãs da Comunidade são como os anjos que na escuridão consolam, na necessidade ajudam, no medo apoiam, na fome dão de comer».